Peru – Planejamento do Mochilão

Nosso planejamento de uma viagem de aproximadamente 20 dias pelo Peru. Um dos países mais incríveis da América Latina.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Uma “pequena” introdução

O Peru é um destino clássicos dos mochileiros da América do Sul. Um dos maiores destinos de aventura no mundo. É um país com uma diversidade de climas e biomas fascinantes: Você consegue encontrar desertos, com um calor absurdo; geleiras extremamente frias, com lagos absurdamente azuis; florestas da mais diversas, oásis, etc.

Planejamento inicial

Era um destino sonhado por mim já há muito tempo e finalmente iria realizar esse sonho. Meu objetivo inicial era descer em lima, rodar todo o Peru, descendo até o lago Titicaca e cruzar até a Bolívia. Já na Bolívia, iria rodar boa parte do país e ir descendo até chegar no deserto de Uyuni para então cruzar até a fronteira do Chile. Já no Chile, iria conhecer o deserto do Atacama e dali voltar para o Brasil.

Planejamento mais ajustado

Como para fazer tudo o que eu queria, vi que iria precisar de mais de 30 dias de férias, resolvi ir cortando algumas coisas. Somado a isto, iria viajar com mais uma pessoa comigo, então tive que ajustar a minha disponibilidade com os dias disponíveis dela. Decidimos então que iríamos fazer só a viagem pelo Peru. Cortando assim, a viagem para os desertos da Bolívia e do Chile, e deixar para conhecê-los em uma outra oportunidade. Assim, faríamos tudo que pretendíamos fazer/conhecer no Peru.

Planejamento do Mochilão pelo Peru

Como o tempo é curto, fiz um pequeno roteiro para poder otimizar o tempo disponível.

O roteiro foi baseando em uma pequena lista de coisas que queria conhecer. A lista foi:

• Em Lima: centro da cidade, a igreja com uma cripta, miraflores e um museu específico.
  • Em Huaraz: Lagoa 69 e o Nevado Pastoruri.
  • Em Ica: Oásis de Huacachina e um passeio de buggy descendo pelas dunas do deserto .
  • Pelas redondezas de Cusco: Montanhas Coloridas, Valle Sagrado, Ollantaytambo e as Salinas de Maras e Moray.
  • Machu Picchu e Águas Calientes!!!
  • Em Arequipa: Canyon del Colca e a múmia Juanitta.

Acabou que o esquema do roteiro pode ser visto aqui aqui.

Passagens aéreas

Em primeiro lugar, comprei as passagens no Passagens Promo. Consegui um desconto com ele. Saiu bem baratinho e ainda consegui parcelar em algumas vezes. Nem sempre o site funciona, mas deu certo. Comprei ida e volta por Lima e assim ficou mais em conta. A ideia era fazer todo o mochilão por terra. Mas como no penúltimo dia, nós teríamos que voltar para Lima, resolvemos pegar um avião “low cost” pela Peruvian Airlines saindo de Arequipa e indo até a capital. Isto, justamente para não ficar tão cansativo já que indo de ônibus seria uma viagem de aproximadamente 17 horas, enquanto que de avião foram apenas 2 horinhas.

Passagens de Ônibus

Com as passagens de avião compradas, em seguida, era hora de saber como sair de uma cidade para outra. Boa parte do percurso foi feita de ônibus. Como já dito em Planejamentos, usei o site Rome2Rio para saber como fazer estes deslocamentos. Consegui perceber que a empresa Cruz Del Sur fazia quase todos os trajetos pelo Peru inteiro. Usei sempre esta companhia e recomendo.: confortáveis e ainda oferecem um pequeno lanche no ônibus.

Teve alguns deslocamentos que passamos a madrugada dormindo no caminho de uma cidade à outra. É uma boa opção se você conseguir dormir com facilidade dentro do ônibus. Assim você também diminui os custos e otimiza o tempo disponível de viagem.

Uma dica: Se o ônibus tem dois andares, e pretende dormir no deslocamento, procure ir no primeiro andar. Assim você sente menos o balanço da estrada e consegue dormir um pouco melhor.

Hospedagens

Com o “como chegar” definido, ainda assim era hora de estabelecer o “onde ficar”. Usamos sempre o Booking para ver as opções de pernoite. Coloquei uma tabela com os lugares que ficamos destacando os pontos positivos e os negativos.

LocalEstabelecimentoPontos positivosPontos Negativos
LimaBerlim 443 miraflores (antigo “776 Oscar House”)camas confortáveis com bons cobertores; banho quente bom; wi-fi razoável; bebedouro; cozinha completa; boa localização; bom custo x benefíciointernet poderia ser um pouco melhor
HuarazAldos Guest Housecamas confortáveis com bons cobertores; banho quente; wi-fi bom; bebedouro; cozinha completa; lavanderia; boa localização; ótimo custo x benefício; vista incrível para as montanhasx
IcaDesert Night Hostelcamas confortáveis com bons cobertores; banho quente não muito bom; wi-fi ruim; boa localização; bom custo x benefício para as poucas opções daliSenti falta de um bebedouro e uma cozinha. Tudo ao redor é muito caro já que tudo ali é muito turístico. Um pouco de areia pelo chão do hostel, mas é normal
CuscoDeyvi’s House Hostel De Plaza (antigo “Yuri’s House Hostel de Plaza”)camas confortáveis com bons cobertores; banho quente bom; wi-fi bom; bebedouro; cozinha completa; boa localização; ótimo custo x benefício já que maioria das opções de estadia em Cusco são um pouco carasParedes e chão bem gelados. Localização é bem no centro, mas é bom ter cuidado ao andar de madrugada por ali
Águas CalientesMachu Picchu Inn (antigo “Intillaqta Machu Picchu”)camas confortáveis com bons cobertores; banho quente razoável; wi-fi ruim; boa localização; bom custo x benefício para quem quer um pouco mais de confortointernet ficou bem fraca, mesmo sendo um modem por andar. Banho quente acabou depois de um determinado tempo, mas acho que foi azar meu no dia
ArequipaLa Casa de Sillar Hostel & Foods camas confortáveis com bons cobertores; banho quente bom; wi-fi bom; cozinha completa; boa localização; bom custo x benefíciox

Em todos os hostels tem a opção de contratar os passeios por eles mesmo. Fizemos isso porque não queríamos perder muito tempo procurando em diversas agências. Além disso, os preços não são muito diferentes das agências que encontramos pelas ruas enquanto passeávamos pela cidade a pé. O bom de ir com agência é que já inclui tudo: transporte, guia e alimentação. Porém, se quiser poupar um pouco mais, é só gastar um tempo procurando pelas agências da cidade. Talvez encontre algumas mais baratas. Mas, como falei, a diferença é bem pouca.

Alimentação

A ideia era comer em restaurantes e assim aproveitar para conhecer um pouco da culinária local. Porém, teve dias que a gente fez comida no próprio hostel. Na verdade não foi bem comida, foi miojo e ovo cozido com alguma outra coisa pra complementar, hahaha. Essa é a importância de, quando for escolher um hostel, procure um que tenha cozinha completa.

Algumas coisas que julgamos que não pode deixar de conhecer:

• A bebida Pisco Sour
  • Carne de llhama/alpaca
  • Ceviche

Existem outros pratos que são típicos do Peru, mas estes acima, tem que conhecer!

Machu Picchu

Um dos lugares mais visado no Peru é a magnífica cidade de Machu Picchu. Se pretende conhecê-la, é interessante que compre os ingressos com antecedência pelo site oficial. Para fazer a compra, é preciso que o seu cartão esteja disponível para compras internacionais (maioria dos cartões hoje em dia são assim). Existe a opção de ir além da área turística e subir até o topo da montanha Huayna Picchu e/ou da montanha Machu Picchu em si (pagando a parte lá mesmo no site).

Gastos totais

Clicando aqui você consegue ver todos os gastos (em Soles) que tivemos com tudo no nosso mochilão pelo Peru. Lembrando que foi uma viagem em dupla. Indo sozinho poderá sair um valor um pouco diferente, mas nos cálculos também tem uma média de quanto saiu para cada um.

Relatos de viagem

Essa foi a nossa pré-viagem com o nosso planejamento para o mochilão pelo Peru. Agora, vamos aos relatos de verdade. Segue abaixo:

07/05/2019 – Indo para Lima

Já tinha ido para a casa da Lais no dia anterior, então no grande dia apenas: tomamos o nosso café da manhã, arrumamos as últimas coisas fechando a mala, tomamos banho e almoçamos. Estava tudo pronto! O pai da Lais nos levou até o aeroporto galeão.

Depois de nos despedir dele, fomos fazer o check-in. Já tinha feito pelo celular mas fomos imprimir do mesmo jeito. Depois disso, o despacho da mala.

Eu queria ter ido com a minha mochila cargueira: com isso você ganha muito mais agilidade e praticidade. Porém, Lais ainda não tinha uma e então resolveu ir de mala mesmo. Já que teria que pagar o despacho, ela poderia levar mais coisas embora perdesse um pouco de agilidade.

Ficamos andando pelo aeroporto inteiro. Lais não conhecia muito, só algumas partes. Eu só conhecia porque tinha ido ali uns anos atrás quando estava para comprar um carro.

Depois de andar quase o aeroporto inteiro, fomos para a parte de embarque e o free shop. Compramos um cappuccino para ajudar a matar o tempo.

Embarcamos no avião e demorou quase uma hora para decolar. Demorou bastante. Já de noite, o avião decolou. Lais deixou eu ficar na janela, hehe. Legal ver as cidades e os pontinhos amarelos das cidades lá de cima. Até as tremidas do avião com as pequenas turbulências (que não estou acostumado) foi legal. Era como se fosse a minha primeira viagem de avião.

Chegamos em Lima, pegamos nossa mala e, conforme tinha combinado com o hostel via Booking, tinha um motorista (Davi) nos esperando. Entramos no carro e finalmente chegamos no nosso hostel em Miraflores, o 776 oscar.

Fizemos o check-in, entramos no quarto e já ligamos o wi-fi. Dei notícias ao pessoal de que estávamos vivos, hehe, então fui tomar banho e dormir. O dia seguinte prometia ser bem legal conhecendo a capital Lima.