Planejamento

Assine nossa Newsletter

Quer ficar informado em primeira mão sobre as próximas aventuras? Deixe seu e-mail que avisamos a cada nova atualização.

[contact-form-7 id="1473" title="Formulário de newlatter"]

Nossa checklist !!!

Um pequeno resumo de tudo que temos que ter em mente antes de nos aventurarmos.

Toda vez que vamos para algum lugar é necessário responder algumas perguntas básicas. Com essas respostas, se tem o necessário para poder otimizar o tempo, ao mesmo que minimizamos riscos. A partir daí podemos dar inicio a nossa jornada.

As perguntas são: O que fazer? Como ir? Qual a melhor época? Onde ficar? Onde ou o que comer? Quanto custa?

Bom, a primeira coisa a saber é o que se quer conhecer. Acessando a pagina “Destinos” terá um exemplo lugares legais para visitar/conhecer baseado na nossa experiência. Caso não encontre o destino pretendido, basta ir no Google e fazer uma  pequena pesquisa de “o que fazer” no tal lugar.

Sabendo o que se deseja conhecer, chegou a hora de transformar o sonho em realidade. Vamos aos planejamentos! Planejamento nada mais é o que os meios e procedimentos para se alcançar determinado objetivo. Nosso objetivo, nosso sonho.

“Durma com ideias. Acorde com atitudes”

– Desconhecido

Como já temos o nosso objetivo definido, é interessante olhar no mapa e ver a sua localização. Ai vem a nossa próxima pergunta:

Sabendo a localização geográfica do nosso objetivo, agora vem a pesquisa de como se chegar até ele. Isso depende da distância e os meios de transportes disponíveis.

Uma boa opção é o site rome2rio. Nele, a gente coloca o ponto de origem e destino e ele mostra todas as possibilidades. Site muito bom e recomendamos.

Para te ajudar, recomendamos também os seguintes aplicativos de celular:

Google maps – Praticamente todo celular tem esse aplicativo do Google. Recomendamos que entre na parte de configurações, mapas off-line, e marque a área que pretende visitar. Assim ele baixa para a memória interna do celular o mapa daquela área e se consegue ter acesso a todos os dados, sem a necessidade de estar conectado à internet. Assim, caso não tenha sinal de internet ou telefone onde estiver, terá acesso a todos os dados já que estão baixados na memória.

Uma dica: procure ligar o GPS do celular em um lugar que tenha ainda tenha sinal de internet e/ou telefone. Só para o satélite reconhecer a sua localização. Reconhecido, basta colocar o celular em modo avião (para poupar bateria) e seguir viagem. Caso deixe para ligar o GPS do celular em algum lugar coberto de árvores ou em que o céu não esteja limpo, o satélite pode não te reconhecer e você ficará “cego”. Nessas horas a gente vê a importância de ter um aparelho GPS de verdade. Com ele não terá esse tipo de problema.

Wikiloc – Um aplicativo de aventuras para poder gravar o caminho feito. Caso queira voltar pelo caminho que veio, fica muito mais fácil. Para poder seguir o caminho feito por uma outra pessoa, terá que usar a versão paga, a Premium. Recomendo muito. Não é caro e as informações contidas ali são bem valiosas.

Maps.me – Um aplicativo totalmente off-line onde é possível marcar os locais de interesse. Mostra a distancia e altimetria também. Muito bom para caminhos off-road e/ou roadtrips. Ele já tem algumas trilhas (que são muito utilizadas) no mapa e acaba ajudando bastante também em caminhos a pé.

Ioverlander – um aplicativo muito bom também e totalmente offline. Perfeito para roadtrips, já que mostra pontos de apoio, postos de combustível, bons lugares para campings cadastrados e campings selvagens.

Muitas das vezes é interessante alugar um carro para poder visitar determinados lugares e ter maior liberdade de fazer os próprios roteiros. Alugamos sempre pelo Rentcars.com. Usando nosso link você ganha um pequeno desconto e ainda nos ajuda sem que isso altere em nada o valor para ti. Utilize o código: 6BZLHEEXK5

Dependendo da distância, é necessário ir de avião. Clicando aqui você consegue comprar sua passagem aérea e ainda nos ajuda. Se o destino é internacional e já queira sair do Brasil com acesso a internet, recomendamos que contrate um chip internacional. Não é dos mais baratos mas vale a pena e da uma segurança maior.

Falando em segurança, uma coisa que muitas das vezes negligenciamos e só damos importância quando precisamos, é o Seguro Viagem. Indicamos muito usar este seguro, principalmente para viagens internacionais: como lá fora não há o SUS, é imprescindível que tenha um seguro viagem. Se precisar de auxílio médico durante a sua viagem, e não tiver um seguro viagem, prepare-se para passar o resto da vida pagando uma fortuna de conta hospitalar de outro país. Com o seguro, você viaja tranquilo.

 

Bom… Sabendo o que visitar e como chegar lá, chegou a hora de saber onde descansar, o que nos leva a próxima pergunta:

Quando ir nem sempre é algo fácil de se responder. Depende muito da flexibilidade que temos no trabalho, dos feriadões, das férias em si, e das licenças. Não é todo trabalho que possui flexibilidade e muitas das vezes ficamos restritos ao tempo que nos sobrou.

Se você consegue ter flexibilidade e/ou tem férias para tirar, é interessante, que viaje na baixa temporada. Assim você evitar grandes aglomerações, e encontrará preços mais camaradas. A alta/baixa temporada pode variar de local para local. Alta temporada em lugares mais frios como em Penedo, é no inverno. Já em locais com muita praia como Arraial do Cabo, a alta temporada costuma ser no Verão.

Além desta questão da estação, é sempre bom dar uma olhada na previsão do tempo. No site ClimaTempo tem a opção de ver os meses de maior precipitação. É bom evitá-los, se puder. Afinal, ninguém quer viajar e ficar preso na chuva né?

Falando em chuva, para os amantes de rios e cachoeiras cristalinas, a época de seca é a mais indicada. Assim se consegue pegar as cachoeiras super clarinhas. No período de chuva, as cachoeiras ganham corpo ficando muito volumosas e lindas para contemplação, porém um pouco mais turvas já que a água remexe o fundo dos rios.

Dependendo do seu destino, pode ser interessante escolher as datas nas épocas em que a maré tenha grande amplitude, fazendo os passeios na maré baixa. Recomendamos o aplicativo para celular Tabua. Para entender um pouco como ler e funciona a tábua das marés, clique aqui.

 

Escolhido a melhor época disponível, falta sabermos onde nos alojarmos. E com isso a nossa próxima pergunta:

Em todo lugar sempre haverá as opções mais baratas e as mais caras. Geralmente, as mais baratas oferecem um menor conforto, como os campings; enquanto as mais caras vão do máximo do conforto a serviços extras, como os hotéis cinco estrelas.

No meio termo existe opções como hostels, albergues e se hospedar na casa de alguém, utilizando Airbnb, Booking ou Counchsurf.

– Opções mais baratinhas

Geralmente utilizamos campings, pois a proposta é ter um contato maior com o povo local além de ter um clima mais rústico, isolado, que nos agrada bastante, além é claro, de ser uma das opções mais baratas. Para ver campings disponíveis em determinada área, indicamos o site MaCamp.

Ali se consegue ver a localização, o que há  de disponível e algumas avaliações. Utilizando o Google também é possível ter essas informações. Nele, às vezes, tem um telefone de contato. Sempre bom falar com o camping com antecedência. Outra opção é o aplicativo Ioverlander. Nele também conseguimos essas mesmas informações.

Porém para acampar é necessário ter uma barraca. Recomendamos que ela seja leve! De preferencia uma que seja próxima de 2 kg. Afinal, ninguém quer carregando algo pesado para cima e para baixo. Cada grama faz diferença. Recomendamos as barracas da Quechua que vendem Decathlon, que são boas e baratas. Em Equipamentos tem uma lista de todas ferramentas que usamos.

– Opções com pouco mais de conforto

Para quem não quer ter que ficar carregando barraca para cima e pra baixo, nós recomendamos utilizar o Airbnb.

O Airbnb é uma plataforma onde moradores colocam suas residências (ou quartos) a disposição para alugar. Geralmente é uma ótima opção que fornece conforto, contato com moradores locais caso tenha interesse. Utilizando nosso link você se cadastra na plataforma, ganha um bom desconto na sua primeira hospedagem e ainda ganhamos alguns reais de comissão sem que isso altere em nada o valor do seu aluguel.

Dica extra: Uma outra forma de nos ajudar, e se ajudar caso esteja indo para a cidade de Arraial do Cabo/RJ, indicamos uma residência de nossa parceria que está a disposição de todos os viajantes/mochileiros/aventureiros. Clique aqui e dê uma olhada. Ótima localização e estrutura.

Não podemos deixar de falar do Couchsurf. Esta é uma plataforma onde, conforme o nome, você meio que dorme no sofá de alguém. A ideia é você se hospedar na casa de alguém em troca de experiências. Conhecer novas culturas, culinárias e fazer amigos locais.

A outra opção que gostamos bastante é pelo site Booking. Como nem todo lugar há a opção de Airbnb, o Booking também oferece diversas opções, que vão desde campings até hotéis cinco estrelas.

Além destes, tem o HostelWorld. Uma plataforma para ficar em hostels/albergues e assim conhecer bastante gente. Indicado principalmente para quem viaja sozinho e quer fazer novas amizades.

Bom, já sabemos o que fazer e visitar; como chegar; onde ficar… Agora falta:

não só comer, mas como beber também. Água é um tema  muito importante e falei mais sobre esse assunto neste artigo aqui.

Mas falando sobre comida, sempre será mais barato se você fizer sua própria comida. Em campings, albergues,Couchsurf e pelo Airbnb há essa opção. Geralmente há uma cozinha disponível para a preparação dos alimentos. Caso contrário, sempre bom levar um fogareiro. Em Equipamentos falamos um pouco do que usamos.

Caso a ideia seja mais prática, gastando um pouco mais mas tendo conforto e outras experiências, um site muito indicado para os viajantes é o Tripadvisor. Nele há algumas boas opções de restaurantes para comer com comentários dos usuários. É possível também ver comidas  e frutas locais mais indicados para saborear.

Valores dependem muito da temporada em que for e os lugares que pretende ficar e/ou visitar.

Mas independente do tipo de viagem que pretende fazer, se é mais econômica ou mais confortável, é sempre bom registrar os seus gastos para não perder o controle financeiro e entrar numa furada. Usamos o aplicativo para celular Mobills. Ali da para registrar todos os gastos e ainda classificá-los de acordo com uma categoria.

Ou seja, sempre estude muito o caminho que se pretende fazer. Veja todas as opções e curiosidades possíveis. Caminhos alternativos. Fale com os locais, com pessoas que já foram e já conhecem o lugar. Tudo o que puder ter de informação para te ajudar será e é bem vindo.

Feito tudo isso e tudo certinho, você tem o plano A. Agora é bom pensar em planos B, C e até mesmo um D para os casos em que as coisas não saiam de acordo com o planejado. Ver todas as opções disponíveis. As atrações que estão perto.

Tendo esses planos extras em mente, você consegue minimizar os ricos e maximizar o tempo que tem disponível para realizar determinada aventura. Nesses planos, é imprescindível uma alternativa para caso de você ou alguém se machucar! É a famosa probabilidade de sinistro. Isso também para o caso do lugar pretendido esteja fechado ou indisponível no momento.

Sabendo disso, é sempre bom ver os hospitais e postos de saúde mais próximos, pontos de fuga, assim como atrativos próximos da sua rota.

Tendo o cronograma, com pelo menos dois planos em mente, na hora de partir para aventura não se esqueça de avisar pelo menos uma pessoa de confiança sobre o que vai fazer, local, e hora aproximada que vai começar e/ou terminar. Isso caso dê algum sinistro, as pessoas já começarem a procurar por ti. Quem viu o filme 127 horas sabe o que estou falando, hehe.

Para sua maior segurança recomendamos usar o aparelho Spot. Ele manda um sinal de socorro para os números cadastrados mostrando sua localização em qualquer lugar do mundo.

– Artigos mais específicos

Caso vá fazer uma roadtrip, recomendamos ler este artigo. Dicas úteis para quem pretende viajar de carro por vários quilômetros. 

Já para uma travessia / trekking, dê uma olhada neste aqui. Algumas dicas valiosas para a execução dessa atividade, assim como a preparação e como se portar.

 

Um abração, bons ventos pra ti e que comece a aventura!