Peru – Laguna 69 em Huaraz

Neste dia conhecemos um dos lugares mais bonitos neste mochilão pelo Peru: a laguna 69, no Parque Nacional Huascarán na cidade de Huaraz.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 11/05/2019 – Laguna 69

Acordamos e já tínhamos problemas

Dormimos cedo no dia anterior já que neste grande dia tínhamos que acordar as três e pouco da manhã para fazer o passeio da Laguna 69. Nem comemos nada. Nos arrumamos e descemos para ir para o passeio. Lá embaixo, uma Kombi veio nos buscar. Aldos, o dono do hostel , veio falar com a gente se preferíamos esperar mais meia hora e ir num ônibus em vez de uma Kombi. Eu e Lais não nos importamos em ir na Kombi, porém… ela não pegava!

Ficamos ali na frente do hostel esperando a Kombi dar a partida, mas a ignição dela não estava boa. No mapa abaixo consegue ver mais ou menos a nossa localização.

Entre a Kombi e o ônibus

Depois de quase uns 15 minutos a Kombi pegou e começamos a andar. Ela foi pegando mais algumas pessoas pelo caminho e, a cada lugar que ela parava pra pegar alguém, ela falhava. Hahaha. Nisso, ia aumentando a tenção entre a gente. Medo de perder o dia e não conseguir fazer o esperado passeio. Tentei sair da van, mas o guia pediu para esperar que iam conseguir outro meio de transporte. Depois de alguns minutos, apareceu o Aldo justamente com o ônibus que ele pretendia nos levar. Foi todo mundo da van para o ônibus e finalmente pegamos a estrada. O bom que foi mais confortável.

Nesse meio tempo turbulento entre a Kombi e ônibus, vi que o brasileiro que tinha falado comigo ontem também estava no passeio para a laguna 69. No ônibus, tinha pessoas indo para a laguna 69 (o brasileiro, Lais e eu) e o resto do pessoal, tudo com mochila cargueira, indo fazer a travessia/trekking santa cruz (se eu não me engano).

Hora da estrada

Pegamos a estrada e a nossa primeira parada foi para tomar café da manhã num lugar chamado “El granero” em Huashao. Dali comecei a gravar o caminho abaixo.

Powered by Wikiloc

Ali no café da manhã começamos a conversar com Leonardo, o brasileiro. Muito gente boa. Depois de um pouco de conversa e encher o barrigão, era a hora de voltar pra estrada.

De volta à van, mais uns minutos de estrada e fizemos uma pequena parada na Laguna Llanganuco /Chinan Cocha.

Parque Nacional Huascarán

Mais um pouco de estrada e chegamos na entrada do parque Huascaran. 30 soles o valor do ingresso naquele setor.

Após o pagamento, voltamos pra estrada até que chegou em uma curva e o motorista falou que ali era o ponto de descida para quem iria fazer a Laguna 69. Só desceu nós três, os brasileiros. O guia falou o caminho mais ou menos e continuou a viagem de ônibus com o resto do pessoal para o trekking Santa Cruz. Antes de partir, falou que deveríamos estar ali de novo, por volta das 15 ou 16h para sermos resgatados de volta.

O começo da caminhada

Descemos do ônibus e começamos a caminhar. Logo vimos que o Leonardo é bom de perna e nos passou rapidamente. O rapaz é alto: uma pernada dela é são duas minhas, hahaha. Foi praticamente só eu e Lais durante todo o trajeto.

O trekking é todo autoguiado. Não precisa de guia. Só seguir as plaquinhas e ir. Lindas paisagens e lindas cachoeiras. O caminho é tranquilo até que começa a subida.

Começa as subidas e a falta de ar, o cansaço. O mal da altitude. No caminho passamos por alguns mirantes, cachoeiras.

Uma cachoeira na esquerda
e outra na direita, bem ao lado dela.

Certa parte do caminho chegamos me uma pequena lagoa que não era tão bonita assim. Ao chegar nesta lagoa, brinquei com Lais dizendo que essa era a Laguna 69, haha.

Quase lá

Conforme a gente ia andando, víamos algumas pessoas mais adaptadas com a altitude e menos sedentárias que a gente. Passam por nós tranquilamente, hehe. Depois de muito andar e parar para recuperar o folego … Finalmente chegamos na laguna 69.

Laguna 69

Primeira vista da lagoa

Fizemos um pequeno lanche e tiramos algumas fotos. Depois de curtir bastante o lugar e me batizar (mergulhei só a cabeça) numa das águas mais geladas que já senti em toda a minha vida … Era hora de voltar.

Algumas árvores por lá são avermelhadas

Chegamos de volta no ônibus, com alguns minutos sobrando ainda do horário combinado. Subimos e depois de alguns minutos já estávamos de volta em Huaraz. Ainda com sol. Muito bom isso.

Se preparando para o próximo dia

Vista do nosso quarto

Arrumamos nossa mala no hostel, tomamos banho e fomos jantar. Comemos Lomito ao Hugo e Talharin Saltado por 8 soles cada. Fizemos o checkout e nos despedimos de Huaraz. Um lugar que deixou saudades.

Era hora de pegar o ônibus sentido à Ica e o seu oásis em Huacachina. Saindo do frio do frio do gelo Huaraz e indo para o calor de um deserto em Ica.