Peru – Laguna Parón em Huaraz

Neste dia conhecemos a Laguna Parón, na cidade de Huaraz, no Peru. Uma lagoa que fica de frente para uma montanha que lembra a da Paramount Pictures.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 09/05/2019 – Laguna Parón

Depois de uma noite não muito bem dormida dentro do ônibus da cruz de sur, e de aproximadamente oito horas de estrada, finalmente chegamos a cidade de Huaraz. A cidade me impressionou bastante. Não dava muita coisa por ela, mas é bem agitada e bonitinha. Tem todo um charme e confesso foi um dos melhores lugares que fiquei durante a viagem. Tem boa comida, pessoas legais, vida noturna (mas calma), rodeado de montanhas e neve… um charme. E tudo sem parecer muito turístico.

Hospedagem

Assim que chegamos em Huaraz, o nosso hostel foi o Aldos House. É muito próximo ao terminal da Cruz del Sur e fomos andando até ele, com um monte de Peruano oferecendo serviços de passeio. Até brinquei com Lais dizendo que eu tinha que fazer uma camisa escrito “No, gracias” no peito e usar durante toda a viagem.

Existem diversos outros hostels pela cidade como pode ver abaixo.

Booking.com

Chegamos já um pouco cansados e desfizemos logo a mala. Ali no próprio hostel, já reservamos o passeio para a Laguna Parón e todos os outros que fizemos na cidade. A laguna Parón é um ótimo passeio para ir se aclimatando com as altitudes nesses primeiros dias de viagem.

Tomamos um café da manhã bem rapidinho numa pradaria ali perto e já partimos para o passeio da Laguna Parón. Fomos para o passeio praticamente sem dormir no dia anterior.

Carhuaz

O caminho até a Laguna são aproximadamente três horas. No meio do caminho eles fazem uma parada na cidade Carhuaz para ir no banheiro e comer alguma coisa. Ali é possível comprar folhas de coca também, para não sofrer com o soroche, o mal da altitude.

Enquanto estavamos ali na parada de Carhuaz, demos uma pequena voltinha ali na praça da cidade. É bonitinha.

Mais uma vez entramos na van e seguimos nosso caminho, passando por Yungay e Caraz, mas sem parar neles. Chegando na entrada do parque pagamos o ingresso com o custo de 5 soles, e ida ao banheiro para quem quisesse.

Entrando no parque, se passa mais alguns minutos dentro da van e finalmente chegamos na laguna. O caminho que fizemos pode ser visto aqui abaixo.

A Laguna Parón

Powered by Wikiloc

De cara já fomos subir a montanha que tem ao lado para chegar no mirante. É bem cansativa. Não sei se a trilha é realmente cansativa ou se é o nosso corpo se adaptando à montanha e à altitude. Somado tudo isso, ao cansaço da viagem, mais as 8h horas mal dormidas da noite anterior, e percurso até ali, achamos ela bem cansativa. Resultado: eu e Lais sentimos um pouco na subida. Deu para cansar, mas depois de sofrer um pouquinho chegamos no mirante.

O resgate

Numa dessa de tirar foto do mirante, meu celular que estava no casaco da Lais, caiu no momento que ela posou para eu tirar uma foto dela. O bolso da jaqueta fleece dela estava aberto e o celular caiu montanha abaixo. Ela ficou bem chateada, mas isso acontece. É acidente. Eu, como maluco que sou, e não recomendo a ninguém fazer isso, resolvi descer a montanha um pouco naquelas pedras grandes soltas e super escorregadias, para tentar resgatar o bendito celular.

Com MUITO CUIDADO eu fui e consegui pegar ele de volta. Ufa! Com alguns arranhões na tela, é claro, mas eu estava inteiro e o celular funcionando. Isso que importava no momento. Me arrisquei muito e a viagem poderia ter acabado ali, mas graças a Deus deu tudo certo. Não façam isso, crianças! Hehehe.

A guia ao ver aquilo que fiz viu como era perigoso, e eu sabia disso, mas já estava feito e o celular resgatado. Descemos até a laguna.

Como perdemos um tempinho na hora de resgatar o celular, acabou que não fizemos uma caminhada que dá para fazer até ao lado esquerdo da lagoa, mas tudo bem. Deu para conhecer bastante e ter uma ótima vista do local. Tem uma montanha que lembra a da Paramount Pictures, além de ter um lago extremamente azul e lindo. Não tivemos a sorte de pegá-lo com o tempo aberto, mas mesmo assim ficamos admirados.

De volta a Huaraz

Voltamos para a Van e mais 3h de estrada até o centro de Huaraz. No caminho, paramos mais uma vez em Carhuaz para quem quis almoçar.

Chegando no hostel, descansamos um pouco e então fomos andar pela cidade. Paramos no mercado para fazer umas pequenas comprinhas e depois fomos numa feira de artesanato por ali perto. Comprei uma pulseira para lembrar desta viagem até Huaraz. Nesta mesma feira tentei chorar preços mais em conta mas não consegui de jeito nenhum. Em Lima o povo estava mais disposto a negociar, hehe. Huaraz não teve jeito.

Vale a pena andar pela cidade. Bem bonitinha e me senti seguro. Cotação de câmbio não é tão ruim quanto pensei e tem uma vida noturna legal. Vários viajantes e aventureiros. Me conquistou. Enquanto estive pela cidade, parecia que estava tendo uma festa: Isso porque uma banda marcial tocava pela cidade e as pessoas iam acompanhando. Quase um carnaval. Foi legal. Agitado.

Depois de curtir a cidade era hora de descansar já o que a programação para o dia seguinte era ir no Nevado Pastoruri.