Peru – Passeio em Lima

Neste dia começamos e conhecer a capital do Peru: Lima! Passamos apenas um dia mas conhecemos a Praça das Armas, o bairro turístico de miraflores e o monastério de San Pedro

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 08/05/2019 – Passeio pela capital Lima

Descansados do dia anterior, hoje acordamos e fomos direto para a rua com o objetivo de trocar dinheiro e passar em algum mercado próximo para comprar algo para comer no café da manhã. Lais trocou uns 2 mil reais em uma agência de câmbio e então fomos no mercado. Compramos poucas coisas, até porque só iriamos ficar este dia em Lima. A noite, a ideia era pegar o ônibus já para a cidade de Huaraz.

Voltamos para o Berlim 443 miraflores (antigo “776 Oscar House”) para tomar o nosso café da manhã. O hostel é bem bonitinho. Banho quente muito bom, wifi rápido e muito bem localizado. Fizemos tudo pelas redondezas de Miraflores (o bairro mais turístico de Lima) a pé.

Booking.com

Pegamos um uber dali do hostel e fomos para a rodoviária cruz de sul. Queríamos garantir já a passagem para Huaraz. Ao chegar lá, fizemos as compras das passagens e ai sim começamos a passear pela cidade. Mais uma vez pegamos um carro, um taxi desta vez, e fomos para um pontos principais de Lima: a Praça das Armas.

Centro da cidade de Lima

Ao chegarmos na Plaza de Armas, ela se encontrava fechada! Como assim? Seria um dia de azar? A polícia tinha colocado umas grades ao redor, bloqueando toda a passagem. Eles queriam evitar alguns protestos que estavam recorrentes naquela época. Demos a volta, tentando contornar a praça e entrar por outra rua. Ao chegar na outra rua, fui conversar com o guarda. Falei que éramos turistas e então ele liberou nossa entrada. Já fui tirar algumas fotos. Uma pena que nessa época eu não costuma filmar minhas aventuras. Iria ficar legal.

O legal foi que tivemos a praça praticamente só para gente. Não deu para ir no centro da praça em si, mas deu pra conhecer tudo ao redor dela. Fomos andando contornando a praça e paramos numa fonte por ali perto.

Dali, fomos para o Monastério de San Pedro. Dadas umas pesquisas antes de começarmos o nosso passeio por Lima, já sabíamos que nesta igreja/museu tinha uma cripta. Pagamos a entrada do monastério e o guia foi nos conduzindo, contando todas as histórias do lugar.

No finalzinho, os guias te levam na cripta. É muito legal! Nunca vi tanto osso junto. Tudo meio que organizado. É macabro e bonito ao mesmo tempo. Não sei explicar. Se um dia for pra lá, não deixe de conhecer. Tem uma iluminação bem interessante.

(foto da internet)

Uma pena que não permitam tirar fotos por lá. É bem legal e diferente. Embora a cripta seja deixada para o final do passeio, a igreja é bem bonita e só ela por si só já vale o passeio. Tem um órgão gigante lá dentro.

Conhecido a igreja e a cripta, voltamos até a Praça das Armas e adivinha? Estava liberada! Estava com o cerco policial ainda, mas entrava e saía quem queria. Vai entender esses peruanos, hehe. Almoçamos por ali por 8 soles o prato (com entrada, prato principal, suco e uma sobremesa). Mais à frente comemos um churros de sobremesa.

(eu não sei fazer pose pra foto, hehehe)

Finalmente entramos na praça em si e tiramos fotos dela. A fonte ali perto, que havíamos passado algumas umas horas antes, já não estava mais ligada/funcionando.

Satisfeitos de conhecer um dos pontos centrais de Lima, resolvemos pegar um ônibus de volta até o bairro de Miraflores (com o custo de 1 sol e pouco a passagem). Agora, era minha vez de trocar dinheiro: troquei uns 2 mil reais também (igual a Lais), só que com uma cotação um pouco menor. Cada lugar tinha uma cotação diferente (com poucas diferenças nos centavos entre elas, mas tinha diferença).

Orla de Miraflores

Ao chegar, fomos andar por um dos bairros mais turísticos de Lima: Miraflores. Ali a gente consegue ver o oceano pacífico. Como estava um pouco nublado, nem deu pra ver tanto o oceano assim, hehe. Nada digno de uma boa foto.

Conhecemos o Farol e o Parque do Amor. Depois paramos ali no parque do amor para comer um crepe/manjar de doce de leite. Muito bom!

Voltamos andando para o hostel, fizemos o checkout, pegamos nossas coisas e, com mala e tudo, partimos para o Parque de La Reserva para ver o Circuito Mágico das Águas.

Circuito mágico del água

Esse circuito é bem bonitinho e ótimo para finalizar o dia. São várias fontes e tem um show de luzes e som com elas. Vale muito a pena conhecer. Para toda a família. A entrada é paga mas é bem baratinho. Quase simbólico. Não lembro se funciona todos os dias, mas acho que não. Se eu não me engano, o show de som e luzes era sempre nas quintas-feiras. É bom se informar com o pessoal do hotel que for ficar.

Conhecido o parque (de mala e tudo), era hora de partir. Eu estava sempre de olho no relógio para não perder a hora das passagens de ônibus para Huaraz. Ainda tinha mais coisas para conhecer em Lima, mas como iríamos voltar ali nos últimos dias da viagem, deixamos o (shopping a céu aberto) Larcomar e o museu Pucllana para quando voltarmos.

Negociamos bastante com um taxista para nos levar até a rodoviária por 12 soles (estavam cobrando 20 soles). Embarcamos e rapidinho chegamos no terminal rodoviário. Lima é uma cidade tão bonita tanto de dia quanto à noite. Vale a pena conhecer.

Chegando na rodoviária, “despachamos” a mala, comemos um pequeno lanche e entramos no wi-fi de graça da rodoviária. Embarcamos na nossa primeira viagem de ônibus intermunicipal no Peru. São oito horas aproximadamente até chegar em Huaraz. Tentamos dormir no ônibus, mas é difícil. Falta de costume talvez. Próximo destino: a cidade de Huaraz!