Peru – Maras e Moray

Neste dia fiz o segundo passeio ao redores de Cusco conhecendo Maras e Moray, umas salinas que fazem parte do Valle Sagrado.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 16/05/2019 – Conhecendo Maras e Moray

Depois de ter feitos o passeio de Pisac ali na cidade de Cusco, era hora de fazer esse segundo passeio no Vale Sagrado. O dia de hoje estava reservado para fazer uma pequena parte do Vale Sagrado, a saber: Maras e Moray. Acabou que no final ainda passamos no povoado de Chinchero mais uma vez.

Como já dito antes, ficamos hospedados no “Yuri’s House Hostal” porque era praticamente do lado da Plaza de Armas. Hoje em dia, nem acho mais este hostel no Booking. Mas ele ficava perto do “Hostal Casa Del Inka“, “Casa Suecia Cusco“, “Hostal Corihuasi” e da “La Casa de Laura“. São ótimos lugares também (fica a dica). Esta localização é ótima (perto da Plaza de Armas), mas caso queira dar uma olhada, há mais opções no mapa abaixo.

Booking.com

Acordei, tomei meu café com Lais, e umas 8:30 o guia chegou. De barrigão cheio, peguei minha mochilinha, me despedi de Lais – que ainda não estava 100% – e fui para o passeio. Mais uma vez, o guia nos pega no hostel e fomos até a Praça de Armas para ali entrar em uma van.

Enquanto esperava a van, vi que a igreja estava aberta. Fui lá.

Já dentro da van, fomos pegando pessoas pelo caminho até chegarmos na garagem onde ficam os ônibus de turismo. Ali a gente entra em um ônibus com um passeio específico e com um guia específico. Vi que no mesmo ônibus que eu estava, também estava o Venezuelano que tinha conhecido no dia anterior.

Powered by Wikiloc

Chinchero (de novo)

Primeira parada foi em Chinchero. No passeio do dia anterior, eu já tinha ido em Chinchero só que a noite. Desta vez, de manhã, deu pra percer que eram os mesmos papos, mesmos discursos e as mesmas piadas. Normal.: um roteiro a se seguir. Trabalho. Não comprei nada já que tinha comprado uma excelente luva no dia anterior, ali mesmo.

Pegamos a estrada e fomos em direção Moray. O caminho até as atrações é incrível. Muito bonito.

Moray

Assim que chegamos em Moray, descemos do ônibus e o guia nos falou que é só seguir o caminho que o ônibus iria nos buscar do outro lado, no final da caminhada. Pedi para o Venezuelano tirar fotos pra mim, e eu tirava fotos pra ele, hehe.

Dali de cima dos mirantes fomos percorrendo o caminho até chegar lá em baixo.

Depois volta a subir, chegando até o ônibus.

De volta ao ônibus pegas a estrada para chegar nas salinas de maras. O caminho é maravilhoso

Maras

Chegando no pueblo de Maras, eles mostram alguns produtos que eles fazem com o sal. Tinha chocolates com sal e uns milhos bem diferentes.

Voltamos para o ônibus e fomos até as salinas de fato.

Ao chegarmos, tivemos que pagar 10 soles do ingresso. Dali, você fica livre para andar pelas salinas.

Eu gostei bastante deste lugar. Achei que ficamos pouco tempo. Tinha potencial para grandes fotos. Infelizmente eu não tinha uma câmera na época e todas as fotos desta viagem na verdade são com o celular. E pior: meu celular começou a falhar justamente quando eu estava neste local. A tela ficou estranha… mas depois voltou ao normal. Fiquei pouco tempo mas deu pra curtir.

Ficamos pouto tempo e o guia ainda colocou o terror dizendo que se a gente não estivesse no local e hora marcada, iria embora sem a gente. Hehehe. Ah, ainda disse que um taxi dali até o centro de Cusco sairia por uns 100 dólares, hahaha. Ai já viu né?

Próximo dali dá para ver o rio que vai até o Amazonas e desemboca no oceano atlântico.

Descansando para o dia seguinte

De volta ao ônibus, voltamos para Cusco. Chegamos cedo: por volta das 15h. Voltei para o hostel e fui ver como Lais estava. Ela se sentia um pouco melhor mas ainda não estava muito bem. Ficamos pensando no que fazer: se iríamos acabar com a viagem ali mesmo ou não. Ela decidiu que dava para aguentar e que só tinha que descansar por mais uns dias. Iria comprar algo para enjoo.

Depois de descansar um pouco no hostel, fomos andar pela cidade à noite para procurar algo para comer.

Antes de comer, parei no mercado de San Pedro e comprei algumas lembrancinhas. Foi o lugar onde eu mais consegui pechinchar durante os dias que passei nas proximidades de Cusco. Consegui comprar um peso de papel no formato de Machu Picchu por 10 soles. Nos outros lugares estavam me cobrando de 15 pra cima.

Paramos numa lanchonete onde pedi um sanduiche e um suco de abacaxi com morango. Acabou que Lais nem bebeu/comer muita coisa pois estava com medo de passar mal e vomitar tudo.
Voltamos para o hostel, agendei minha van com ida até hidrelétrica no dia seguinte. Lais me deu os parabéns adiantado já que o dia seguinte seria meu aniversário! Ela queria muito estar comigo nesse dia, mas de acordo com ela, iria passar o caminho inteiro da hidrelétrica até Águas Calientes cantando parabéns pra mim, hahaha. Uma pena, mas não deu para ela ir. Não era muito prudente jé que ela tinha que descansar. O lado bom é que ela já conhecia Machu Picchu de outras viagens então não era uma perda tão grande assim pra ela.

Agora é hora de dormir e se preparar para ir até Aguas Calientes!!!