O primeiro filtro de fotografia

Depois da minha viagem para o Monte Roraima, que era um sonho antigo meu, resolvi realizar outro grande sonho: Um mochilão conhecendo os desertos de Uyuni (BO) e do Atacama (CH).

Para fazer essa viagem eu sabia que um dos pontos altos seria o deserto de Uyuni, na Bolivia, que é o maior deserto de sal do mundo. Ele é rico em lytiun, que é um insumo básico para fazer as baterias que usamos hoje em dia em diversos aparelhos eletrônicos. Ou seja, é um lugar muito valioso! Porém, boa parte dele não é explorado justamente para conservar essa que virou uma atração turística.

Este deserto, como é um grande salar, ele é muito branco! Usar óculos de sol é imprescindível! Isso me faz lembrar quando tinha um óculos com a tecnologia polarizado e sentia bem a diferença que essa tecnologia nas letes faziam. É uma diferença muito grande de um óculos de sol normal para um polarizado. Um óculos de sol polarizado consegue impedir certos reflexos, fazendo com que você consiga enxergar melhor certos detalhes. Impede reflexos em vidros, óculos, e relexos da água. É bem interessante! Além disto, como a lente filtra melhor as cores, você as enxerga melhor. Mais saturadas.

Depois que comecei gostar um pouco mais de fotografia, descobri que também existe filtros que colocam na frente da câmera que fazia as fotos ficarem mais bonitas. Era exatamente o que eu fazia quando fotografava com o meu celular e colocava o meu óculos polarizado na frente da câmera. As fotos ficava bem melhores.

Voltando para o mundo da fotografia, fiquei com vontade de comprar um filtro para as lentes da minha câmera. Já que iria para um lugar com muito branco e com muita “luz dura”, esses filtros poderiam ajudar bastante.

Qual filtro comprar?

Mas então surgiu a dúvida acima: Qual filtro comprar? Sei que existem o filtros de densidade neutra (ou ND) e os filtros polarizados ( ou CPL). A tecnologia “polarizada” eu já tinha experimentado com meus óculos de sol e já sabia da eficiência deles na questão dos reflexos. Já os filtros de densidade neutra faz com que você consiga diminuir e alinhar a quantidade de luz que entra no sensor, te dando mais liberdade para brincar com a fotometria na abertura do obturador e/ou com o tempo de exposição. Além disso, redirecionam a luz que entra na lente, diminuindo assim a probabilidade de aberrações cromáticas. Vale muito a pena para quem vai fazer muitas fotos de turistas, ou seja, muita foto com luz dura. Vai ter mais liberdade na câmera a ponto de não estourar a foto.

Nas minhas buscas, acabei achando um filtro, que não é barato, mas que dizem ser de boa qualidade. É o filtro 2 em 1 da K&F Concept que faz essas as duas funções. É bom ter um filtro de qualidade também, porque não adianta nada você gastar uma fortuna para ter uma lente boa e depois colocar um filtra ruim na frente dela. Tem que ter alguma qualidade. Ou seja, não pode adicionar cor (já que ele é “neutro”) e diminuir a quantidade de reflexos e saturar um pouco as cores (já que ele é polarizado).

Qual o tamanho do filtro?

Na hora da compra, pode perceber que existem diversos tamanhos. Vários mm em cada filtro. O certo é você comprar um filtro do tamanho do diâmetro da sua lente. Para saber o diâmetro, geralmente na própria lente vem o símbolo de um círculo com um risco no meio, e o número em mm ao lado. Este é o diâmetro da sua lente. No próprio site da K&F Concept eles explicam onde olhar.

(foto do site da K&F Concept)

O filtro vai servir para todas as minhas lentes?

Se você tem várias lentes e todas elas com o mesmo diâmetro, então é fácil. Só comprar o filtro deste diâmetro e está tudo resolvido. Mas, caso tenha lentes diâmetros diferentes, e não quer ter que ficar comprando um filtro para cada diâmetro da lente que tiver, então terá que comprar anéis adaptadores. Com eles, você não precisa gastar um fortuna em diversos filtros diferentes para cada tamanho de lente. Fica com apenas um e usa esse anéis para que possam se encaixar em todas as lentes. Esses anéis adaptadores são bem baratinhos e podem ser achados em qualquer site na internet. Aliexpress por exemplo tem vários com preços bem acessíveis.

Anéis adaptadores

Então para a compra do filtro é melhor escolher aquele em queo diâmetro do seu filtro seja maior do que o diâmetro das suas lentes. Exemplo: Se você tem uma lente de 77mm, uma outra de 50mm e mais uma de 18mm, é melhor escolher a maior diâmetro! Ou seja, escolher um filtro de 77mm e assim usar os anéis set-ups para que o mesmo filtro também possa ser usado nas outras lentes com diâmetros menores.

Step-up e Step-down

Existem dois tipos de anéis adaptadores de filtro: os Step-ups e os Step-downs. Existem também os que vem com os dois juntos. Os step-up são anéis para você encaixar o adaptador na lente de menor diâmetro e vai subindo (steping up) até chegar no diâmetro maior do filtro com maior diâmetro. Como o diâmetro do filtro é maior que o da lente, então o filtro cobre toda a parte da lente exercendo sua função perfeitamente. Porém, se você fizer o contrário, colocar um filtro menor que o diâmetro da sua lente, você pode ir colocando os steps-down até que ele chege no tamanho menor do filtro. Vai sevir? Vai! Porém, como o filtro é menor do que a amplitude da lente, as suas fotos e vídeos feitos ficarão com umas vinhetas pretas ao redor da foto. Por isso que é bom ter um filtro com o maior diâmetro possível. Assim ele vai servir para todas as suas lentes.

Resumindo: compre um filtro maior (ou igual) que o diâmetro da sua lente.

Finalizando…

Então é isso. Creio que tenha sido um pouco claro sobre o meu pouco entendimento sobre filtros fotográficos. Se ficou alguma dúvida (e eu souber responder) comente ai!

Enquanto faço os preparativos para o meu segundo mochilão, vou deixar aqui os relatos do meu primeiro mochilão, feito em 2019, cruzando diversas cidade do Peru (PE), dentre elas, a incrível (e mística) cidade de Machu Picchu.

Acompanhae!

Comentários