O melhor do Monte Roraima

Aqui você encontra todas as atrações imperdíveis para conhecer o melhor do Monte Roraima. Um dos lugares mais incríveis da região norte do Brasil. O que fazer, como chegar, onde ficar, o que comer, etc. Tudo!

Sobre a região

O Monte Roraima fica no estado de Roraima, não região norte do Brasil. É umas das maiores montanhas do país que acaba abrangendo três países: Brasil, Venezuela e a Guiana (inglesa). Na verdade, 85% do monte fica em território venezuelano, 10% na Guiana (inglesa) e apenas 5% no lado Brasileiro. Tanto o lado Brasileiro como o da Guiana, são paredões enormes com um nível de escada negativo absurdamente cansativo. Já do lado Venezuela, existe um caminho natural e de fácil acesso. Então, se quer subir o tepui Roraima, terá que ir até a fronteira do Brasil com a Venezuela.

mapa monte roraima

Mas o que é um tepui?

Um tepui nada mais é que um grande platô no alto de uma montanha, composto por quartzito e arenito muito comum na área chamada de “Escudo das Guianas”, principalmente na Gran Sabana Venezuela. Dado que existe uma grande composição de quartzito em suas formações, e este ser extremamente resistente à intempéries do tempo, podemos dizer que são as formações rochosas mais antigas do mundo! Já o nome “tepui” significa montanha (ou morada dos deuses) na língua indígena pemom.



Ir com agência ou por conta própria?

Apenas com guias locais

Não é possível subir o Monte Roraima sem contratar algum guia local. Ou seja, necessariamente terá que contratar um guia. Como para chegar na portaria do Parque Nacional Canaima (que é a porta de acesso para o Monte Roraima), você também vai precisar da utilização de carros 4×4, então é recomendado que utilize agências especializadas nesta atividade. Assim você mata duas exigências de uma vez e não tem dor de cabeça.

As agências

Há algumas opções e nós escolhemos a Roraima Destiny, com o Leopoldo (+58 4249115872). Obtivemos diversas recomendações de amigos que já foram com eles antes. Além disto, as agências venezuelanas são mais baratas do que as que podem ser contratadas aqui no Brasil.

Como é o trekking?

Para fazer o trekking para subir o topo do Monte Roraima é necessário pelo menos 6 dias disponíveis. Isso porque são 3 dias para subir e mais dois dias para descer. Existem opções de passeios que vão de 6 a 10 dias. O mais comum é em 7 dias. Os valores vão depender da quantidade de dias que se pretende ficar. Ps: Após a pandemia do covid-19, os preços subiram bastante em comparação aos anos anteriores.


Sabendo de tudo isto, vamos ao que você realmente vai encontrar nesse artigo.

Principais perguntas


O que fazer no Monte Roraima?

Antes de chegar ao topo

Alguns dos atrativos que vai encontrar durante a subida do monte é a Igreja Maria de los Andes, o contato com a aldeia indígena Paraitepuy, acampamentos selvagens em frente ao rio Tek, além de diversos mirantes que fazem dessa travessia extremamente fotogênica e maravilhosa.

No topo

Atrativos que você vai encontrar no topo do Monte Roraima é o ponto da tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana; o mirante La Ventana, o mirante Abismo, o Maverick (ponto mais alto do Monte Roraima), a Jacuzzi, Vale dos Cristais, e etc.



Como chegar no Monte Roraima?

A melhor maneira de chegar no Monte Roraima é ir até a capital de Roraima, Boa Vista. Da capital, pegar uma van até a cidade de Pacaraima, que é na fronteira entre Brasil e Venezuela. A estrada de Boa vista até Pacaraima é asfaltada mas é MUITO ruim! Muitos buracos que destroem o carro se não tiver atenção. Chegando na fronteira, as agências venezuelanas vão te buscar com os carros 4×4 te levando até o centro da cidade de Santa Helena de Uyarém. Ps: As estradas asfaltadas da Venezuela são muito melhores que a do Brasil. Já em Santa Helena são dadas as primeiras orientações e feito as compras de suprimentos para toda a expedição. Saindo do centro de Santa Helena, pega-se a estrada de chão bem ruinzinha até a aldeia indígena da Paraitepuy. Dali, aí sim começa a caminhada de verdade para o Monte Roraima.

Como chegar em Boa Vista (RR)?

Avião – A melhor maneira de chegar no em Boa Vista é pelo aeroporto da capital (Boa Vista) e de lá fazer a caminhada com as agências de turismo existentes.

Ônibus – Uma opção que pode sair mais barato é, em vez de ir de avião até Boa Vista, é ir até Manaus (AM). De lá, pegar um ônibus da “Eucatur” até a capital Boa Vista (RR). É uma viagem longa (de aproximadamente 12 horas) e um pouco cansativa. Pode ser uma opção para quem tiver com tempo e quer economizar.

Carro – Não é muito aconselhável ir com carro próprio ou alugar um. Vai ficar mais tempo parado do que contigo. Melhor ir com agências ou van.



Qual a melhor época?

Clima

Assim como Boa Vista, o Monte Roraima fica acima da linha do Equador. O que isso significa? É a região onde estão localizados os maiores desertos do mundo (Saara, Uyuni, Atacama, etc). Ou seja, é um lugar quente! Na capital Boa Vista, a noite é quente. Ar condicionado é condição de sobrevivência, hehe. Já no alto do Monte Roraima, é frio mas nada absurdo. Nada que fique abaixo do zero graus.

As melhores épocas para subir o monte é no período que chove menos, ou seja, de novembro a março. É o período que o monte costuma ficar com menos chuvas. Porém, independente da época que for, você vai pegar um pouco de chuva. Nem que seja só um pouco, mas vai! Então tenha isso em mente: você vai pegar chuva e esteja ao menos um pouco preparado para isto.



Onde ficar?

Em Boa Vista



Booking.com

Boa Vista é uma cidade bem estruturada, planejada e com diversas opções de hospedagem. Quanto mais perto do centro, ou do monumento ao Garimpeiro você estiver, mas fácil você conseguirá acessar as coisas. Dica: ar condicionado é obrigação. Já banho quente, não. Gostamos sempre de usar o Booking, já que apresenta diversas opções com preços variados. Usamos e Recomendamos o Hostel Roraima. Caso prefira um hotel, o Novo Hotel é uma opção. Para mais opções, basta ver no mapa acima.

No Monte Roraima

Durante a expedição ao Monte Roraima, todos os camping serão selvagens. No primeiro dia, ainda tem alguma estrutura como uma mesa para poder comer. Nos outros dias, estrutura nenhuma! Apenas um local mais abrigado para colocar a barraca e banho de rio.

Já no topo do Monte Roraima em si, você acampará em cavernas/pedras muito bem abrigadas de possíveis chuvas. Essas cavernas são chamadas de “hotéis” pelos guias. Existem alguns hotéis ali perto dos atrativos iniciais, como o Hotel Principal, Índio, En La Cueva, Arenal e o Sucre. Também tem o que fica mais pra dentro do tepui que é o hotel Quati, porém, este é mais indicados para quem vai fazer a expedição acima de 7 dias.



Na mochilha

O que levar?

Protetor solar, óculos de sol, roupas leves de secagem rápida, um chapéu, o repelente mais forte que tiver (recomendo o exposis), meias extras (sendo uma delas usada para atravessar os rios), um chinelo havaianas para descansar os pés, uma câmera fotográfica ou uma gopro já que é leve e bem resistente. Um poncho para se abrigar da chuva, tanto você como a sua mochila. Como o camping será selvagem, é bom levar um sabonete biodegradável (como sabonete de coco) para o banho. Ah, não se esqueça do isolante térmico. Contudo, caso tenha interesse de fazer de forma em que se sinta mais seguro, é sempre bom levar um GPS, uns dois carregadores de celular pelo menos, e claro, um calçado adequado. Além do mais, é sempre bom ter um planejamento.

O que não precisa levar?

Maioria das agências fornecem os pacotes já com os carregadores levando alguns itens. Então, não precisa levar: Barraca, comida, utensílios de cozinha e água.

As agências também fornecem o servido de carregador extra para levar a sua mochila cargueira, onde o valor pode variar de 100 a 150 reais por pessoa a diária (valores de 2022). Caso caiba no seu orçamento, pode ser uma opção bem interessante. Assim você consegue fazer toda a travessia de forma bem leve, levando apenas uma mochilinha de ataque com apenas uma água e algum lanche.



O que comer?

Em Boa Vista, é recomendado provar a paçoca do “quarto de bode”, que dizem ser a melhor da região. Se você estiver indo para o Monte Roraima, no caminho entre Boa Vista e Pacaraima, as vans costumam parar por lá. É salgado, ok? Feita com carne de sol.

Já no Monte Roraima você vai comer o que os carregadores irão preparar. Não se preocupe: a comida é muito boa e farta. Vale a pena.


Curiosidades e dicas extras

O Monte Roraima foi a inspiração do livro “O Mundo Perdido” (ou O Elo Perdido) de Arthur Conan Doyle, o mesmo criador de Sherlock Homes. Também foi a inspiração do filme/animação “UP – Altas Aventuras“, onde na animação também passam na Salto Angél ( que é a maior cachoeira do mundo e que também fica na Venezuela).

Não só Boa Vista, mas como toda a parte que irá andar pela Venezuela, o fuso horário é uma hora a menos em relação ao horário de Brasília.

Você estará em um aldeia indígena, então não há agências bancárias e nem caixas eletrônicos em lugar nenhum. Sinal de telefone (graças a Deus) também não. Procure sair de Boa Vista já com todo o dinheiro em espécie que irá precisar.

Caso queira comprar lembrancinhas indígenas ao terminar o trekking, geralmente eles aceitam o Real ou o Dólar como moeda de troca.

Não deixe de provar a cerveja Polar, feita ali na Venezuela. Na portaria do parque vende. Uma ótima maneira de finalizar o trekking.

O que muitos mochileiros fazem quando vão conhecer o Monte Roraima é ir até Manaus (AM), passar uns dias lá conhecendo algumas atrações turísticas de lá (como presidente Figueredo e o aquífero Alter do Chão), e depois sim ir até Boa Vista para poder começar o trekking para o Monte Roraima.


Nossa experiência no Monte Roraima

Fizemos um roteiro de seis dias por Boa Vista e, claro, o Monte Roraima. Quer saber mais sobre essa aventura?


Galeria de fotos

Monte Roraima

Passeios


Quer se ajudar e nos ajudar?

Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você incentiva o nosso projeto ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.

Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURAHORIZONTES
Passagens Aéreas pela Promo, para os mais diversos lugares
Chip Internacional pela EASYSIM4U. Use o cupom PROCURAHORIZONTES
Wise para receber e Transferir dinheiro para o exterior
HostelWorld para reservas de Hostels
GetYourGuide para reservar passeios e ingressos
Apoio comunitário ao(s) projeto(s)

E você? Já conhece o Monte Roraima e arredores? Faltou algo? Comente!

Um abração e bons ventos pra ti!

Comentários