Monte Roraima – Planejamento

Aqui você encontra o nosso planejamento para subir o Monte Roraima, em uma caminhada de 6 a 7 dias em uma das maiores montanhas do País.

Se quiser ver o índice desta aventura, clique aqui.


Uma “pequena” introdução

Subir o Monte Roraima era um sonho antigo meu. Todo mundo que começa a gostar de trilha e subir montanhas, chega um momento que começa a ver quais são as montanhas mais altas do Brasil. O Monte Roraima é uma delas. A quarta ou oitava montanha mais alta, se não me engano. Confesso que não lembro e essa lista mudou recentemente (!!??). Já subi algumas das que estão próximas ao Rio de Janeiro, mas esta fica beeeem longe. Então, sempre ficou aquela “meta” a ser cumprida.

Não foi a minha primeira tentativa de subir. Foi a terceira na verdade.

A primeira vez que tentei, foi justamente quando Juan Guaidó, presidente auto declarado da Venezuela, aceitou certas doações de outros países (estes com interesses estratégicos) a contra gosto do presidente de fato, Nicolás Maduro. Nisso, Maduro mandou fechar as fronteiras de Brasil com a Venezuela. E como foi dito no post anterior, a melhor forma de subir o Monte Roraima é indo pela Venezuela. Impossibilitado de entrar no país, acabei trocando minha passagem para ir conhecer a Chapada dos Veadeiros e depois inteirando para os Lençóis Maranhenses. Dois lugares incríveis que merecem a sua visita também.

Já a segunda vez que tentei estava tudo certo. Único problema é que eu tinha parado de pagar o seguro do carro. Nisso, faltando cerca de um mês para a viagem, saindo de Arraial do Cabo e indo para o Rio um caminhão bate na minha traseira. Foi só eu parar de pagar o seguro, que a M***** veio. Como a montanha ficaria lá para me esperar, e o carro eu uso todo santo dia, então resolvi abandonar a viagem e pegar a grana para reparar o carro. Paciência… Ficaria para a próxima. A próxima chegou!

monte roraima e kukenan

Planejamento

Como dito no post anterior, é obrigatório a contratação de um guia local e ainda é necessário o uso de carros 4×4 para poder chegar até a portaria do parque. Diante disto, o mais indicado é ir com uma agência especializada e Indicamos a “Roraima Destiny” (+58 4249115872). Existem diversas outras, mas o preço é tudo meio parecido dependendo da quantidade de dias e coisas que se pretende fazer lá em cima. Dica: agências da Venezuela são mais baratas que as do Brasil. A preços de 2022, você consegue encontrar pacotes de 2,5 a 4 mil reais. Já em agências brasileiras o preço pode variar de 4,5 a 10 mil reais.

Como as agências se encarregam de quase tudo, você não precisa se preocupar muito com o planejamento para ir até o topo do Monte Roraima. Só precisa se preocupar é em como chegar em Pacaraima, que é uma cidade que fica na fronteira entre Brasil e Venezuela. Ali que eles te buscam. Para isso, existem várias cooperativas que fazem esse trajeto de van entre a capital Boa Vista e a cidade de Pacaraima. Usamos a COOTAP (95 99176-0471).

Para saber o que está incluso e o que não está, na subida até o Monte Roraima, é bom entrar em contato com a própria agência. Para o trekking em si, Na Roraima Destiny, eles levavam a barraca (para duas pessoas), a comida e os lanches. A gente só tinha que levar o saco de dormir e o isolante térmico na mochila. Caso estivesse disposto a pagar um pouco mais, eles também levavam sua mochila por um preço a parte (por volta de 100 a 150 reais por pessoa a diária). De qualquer forma, dê uma olhada neste post que fala um pouco de como é o trekking em si.

Gastos totais

Clicando aqui você consegue ver todos os gastos ($$$) que tive com absolutamente tudo: tanto com o trekking como com o restante da viagem passeando por Boa Vista.

Dia 25/09/2022 – A ida até Boa Vista

Acordei cedinho, peguei minha mochila e saí da minha cidade em Arraial do Cabo. Peguei o ônibus para a cidade vizinha, Cabo Frio: Lá tinha mais opções de horário para ir até a capital. Depois de três horas e meia de estrada cheguei no Rodoviária Novo Rio. Almocei no Giraffas por lá mesmo e então fui para o desembarque para pegar o VLT sentido ao aeroporto Santos Dummont (RJ). Já no aeroporto, despachei minha mala.

Me arrependi de ter despachado. Minha mochila cargueira é muito grande e não caberia nos parâmetros que eles colocam como mala de mão. Conversando com a atendente ela falou que passaria tranquilo porque fica como mochila e não como mala. Falou que o importante mesmo é não ficar acima dos 10 Kg. Como minha mochila estava com 9,7 Kg (isso porque estava com uma garrafa de água de 1,5L cheia lá dentro), ela disse que passaria tranquilo como mala de mão. Logo, não precisaria despachar. Mas, como já estava pago e eu estava levando o meu bastão de caminhada (que é obrigatório despachar) então segui o tramite de despacho de mala. Nas próximas viagens nacionais vou tentar a sorte e ir sem despachar.

Entrei no avião e depois de algumas horas chegava no aeroporto de Brasília. Pouco tempo depois já estava no voo que vai até Boa Vista. São umas 3 ou 4 horas de voo. Cheguei até a dormir no avião.

Chegando em Boa Vista a noite, já deu pra sentir como a cidade é quente! Boa Vista fica acima do linha do equador, que é a região onde estão os maiores desertos do mundo como o Uyuni, Atacama, Saara, etc. É a área que mais recebe raios solares do planeta!

Fui pedir um Uber e vi que o valor estava dando mais de 30 reais para um caminho de 2 quilômetros. Cheguei a pensar em ir andando … mas como estava de madrugada, (por volta de 1 da manhã), em uma cidade totalmente desconhecida, e com mochila … Achei melhor pagar um pouco mais caro no Uber e chegar no Hostel Roraima (tel 95 9167-7018) sem dores de cabeça ou perrengues.

Assim que cheguei no Hostel, fiz o meu cadastro e paguei minha estadia. Fiquei conversando um pouco com a Agda e o Rafael, que são os responsáveis pelo local, e então fui tomar banho. Quando entrei no banheiro estranhei o fato de não ter banho quente. Cheguei a comentar com o Rafael, mas o mesmo disse que não precisava. Achei estranho no início, mas tive que concordar: realmente não tem necessidade nenhuma de banho quente! A água em temperatura ambiente lá é quase morna, hehehe. O lugar é quente, não tem jeito. Ar condicionado é questão de sobrevivência. Graças a Deus o Hostel tinha ar. Bem geladinho! Muito bom.

Depois do banho e um tempinho no ar condicionado, fui para cozinha comer um lanche que havia trazido de casa. Ali, enquanto comia na cozinha, conheci uma menina do Piauí. Ela estava ali para fazer uma prova de concurso no final de semana. Exatamente quando eu fui para Boa Vista, a cidade estaria ficando cheia justamente por causa dos concurseiros. Ficamos conversando um pouco e então cada um se retirou para seus quartos para descansar.

Powered by Wikiloc

Relatos de viagem

Esse foi a nossa pré-viagem com o nosso planejamento para a ascensão ao Monte Roraima. Vamos aos relatos de verdade. Primeiramente, começamos com um passeio pela capital de Roraima, Boa Vista. Segue abaixo:


Índice da aventura

Comentários