Travessia Serra Negra – Pousada Pico da Serra Negra x Cachoeira Santa Clara

O segundo dia da travessia Serra Negra no Parque Nacional Itatiaia, onde saímos do camping Pousada Pico da Serra Negra e caminhamos até a cachoeira Santa Clara.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.


Dia 27/07/2022 – Misericórdia até Santa Clara

No dia anterior chegamos na pousada Pico da Serra Negra. Hoje, acordamos e fomos logo tomar o café da manhã. Tinha programado com a Sonia para as 8h. Assim daria tempo de comer e ainda começar a caminhar por volta das 9h. Como era uma caminhada mais tranquila do que no dia anterior, poderíamos acordar e começar a caminhar mais tarde. Tomamos o nosso café da manhã, chamei o povo para acertar com a Sonia, caso alguém ainda estivesse faltando algo a pagar e aí sim levantar acampamento (para quem foi de camping). Arrumamos as mochilas e partimos.

Começamos a caminhar por volta das 09:30. Quase no horário que tinha programado. Algumas pessoas pediram o resgate devido ao aparecimento de várias bolhas nos pés e não foram com a gente neste segundo dia. O resgate foi provido pelo próprio pessoal da pousada. Valor de R$ 500,00 dividido pelo número de pessoas que iriam no carro. Um pouco salgado, mas é o poder do monopólio. Lugar remoto.

O caminho que fizemos neste segundo dia pode ser visto aqui:

Powered by Wikiloc

Assim que saímos da pousada tem uma bifurcação. Se for pela direita, você vai pelo caminho oficial, digamos assim. Nele você corta caminho, porém não é tão bonito quanto o que fizemos. Fomos pela esquerda, sentido a subida da misericórdia. O caminho até lá é pela estrada de chão mesmo. Uma estrada, qualquer carro passa. Chega em determinado ponto da estrada que tem uma árvore (araucária) que é ótimo para tirar fotos. Assim o fizemos.

Ali foi a oportunidade também para reagrupar todo o grupo. Voltamos a caminhada e logo chegamos na porteira de acesso à subida da misericórdia. Ao passar por esta porteira de arame farpado, feche-as. Sempre! Por toda e qualquer porteira que passar, feche-a.

Depois desta porteira é uma subida sem fim. A subida da misericórdia. Passamos por alguns moradores montados em seus cavalos. Brincamos que era o nosso resgate. A vista é bem bonita.

Ao chegar na segunda porteira, após a subida da misericórdia, já se chega em uma parte da trilha onde é possível ir de moto. Apareceu uns motoqueiros fazendo trilha também.

Boa parte do pessoal seguiu adiante e eu fiquei um pouco pra atrás acompanhando o restante do pessoal e conversando. Caminho era só descida e de fácil orientação.

Fizemos um pequeno lanche e então seguimos até o ponto que eu acho o mais bonito de toda a travessia. É um grande descampado pela crista da montanha. É muito bonito essa parte. Por ali, você tem acesso ao pico da pedra preta, caso queira ir até lá.

Nos reagrupamos mais a frente e continua a descida sem fim.

Descemos até determinado ponto onde tem uma plaquinha de acesso ao centrinho de Maromba. Quando fiz essa travessia pela primeira vez, me disseram que esta passagem estava proibida porque passava em uma propriedade privada e dono não queria mais. Hoje, como tem uma plaquinha, creio que não teria problema em descer por ali. Porém, continuamos com o nosso caminho planejamento e seguimos reto para ir em direção a cachoeira santa clara. Lá era o nosso ponto de resgate com o motorista.

O caminho até a cachoeira é muito bonito. Já dá pra ir de carro até ali, embora sem muito espaço para manobrar. Têm algumas pousadas se erguendo. Da para ver o turismo crescendo gradativamente.

No fim da descida, pegamos a direita e assim chegamos no acesso a cachoeira Santa Clara.

Dei um mergulho ali. Água gelada DEMAIS! Ali praticamente tinha acabado nosso trekking. Voltamos para a estrada e fomos até a pousada Santa Clara. Lá encontramos o nosso motorista e voltamos pra casa.

Chegamos de volta no Rio por volta das 22h. Muito engarrafamento no caminho. Chegamos felizes e já esperando por uma próxima aventura. Qual será?

Acompanhae!



Índice da aventura:

Comentários