Travessia Serra Negra – Posto Marcão x Pousada Pico da Serra Negra

Aqui relato o primeiro dia de caminhada na travessia Serra Negra, saindo do posto marcão e indo até a pousada e camping Serra Negra.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 26/07/2022 – O início da caminhada

Chegamos na entrada do parque e fui fazer o nosso registro de entrada do pessoal. Um frio danado! Estava batendo uns 4 graus ali. Deixamos algumas coisas na van. Eu deixei minhas chaves e Deise deixou uma paçoca de pilão que tinha comprado no Bar do Miguelzinho. Essa paçoca deu o que falar depois da viagem, hehe. Mais à frente explicarei.

Peguei água na nascente que tem ali na entrada do parque (que não é gelada), juntei todo o pessoal, tiramos uma foto e então começamos a andar.

O caminho feito neste primeiro dia você vê aqui:

Powered by Wikiloc

Já quebramos a esquerda para entrada do sentido 5 lagos e começamos uma leve subidinha até avistar o primeiro lago. Tirei umas fotos ali.

Ali já começamos a ver quem estava mais pesado e iria um pouquinho mais lento do que quem estava mais leve. Quem preferiu pernoitar na pousada/chalé, consequentemente estaria mais leve do que quem iria acampar. Vale a pena ir leve e dormir na pousada. A diferença no valor não é grande e você vai curtindo muito mais a travessia. Vira quase um passeio com uma caminhada longa.

Voltamos a nossa caminhada e passamos por uma “ponte” feita com pedras. Ali rende umas fotos legais. Acabei nem tirando muitas fotos, porque já conhecia o lugar e estava satisfeito com as fotos que já tinha dali.

Continuamos a caminhar passando pelas pedras em uma parte inclinada tendo a Asa de Hermes como cenário ao fundo.

Andamos mais um pouco e chegamos em ponto onde há água. Peguei um pouco e coloquei Clorin. Super geladinha! Uma delícia. Aproveitamos para reagrupar o grupo e fazer um mini-lanche/almoço por ali mesmo.

Reabastecidos, continuamos a caminhar até passar por cenários tendo a pedra do Sino de Itatiaia e os Ovos de Galinha como fundo da nossa paisagem. Tirei umas fotinhas.

Sino de Itatiaia
Ovos de galinha

Um pouco mais a frente passamos pelo acesso a cachoeira da Aiuruoca. Como estávamos em um grupo de 20 pessoas, achei melhor não irmos lá. Senão o povo ia ficar tirando foto, talvez banho e isso ia fazer a gente perder muito tempo. Passamos por ela e a avistamos só como fundo da nossa paisagem. Ataque a ela, fica para uma outra travessia.

Pouco tempo depois, depois de longas descidas, fizemos uma parada em uma casinha da madeira que tem no caminho. Ali temos a cachoeira da Aiuruoca como fundo também. Pessoal se reagrupou um pouco e voltamos a caminhar até chegar na segunda casinha.

Boa parte do caminho de hoje já estava feito. Chegamos no ponto onde há uma água encanada.

A partir deste ponto, se segura! Se prepare! É uma subida desgraçada e com “zig-zagues”. Não é tão difícil, mas juntando o cansaço acumulado, a noite anterior mal dormida na estrada, o frio da madrugada e tudo mais que passamos até chegar ali, faz com que essa subida fique um pouco desgastante. Mas é o desafio final!

Ao chegar no cume, volta a descer incansavelmente até chegar em uma ponte de madeira. Ela é o sinal que você está muito próximo de concluir a caminhada de hoje.

Mais uns minutinhos de caminha e já se avista a Pousada Pico da Serra Negra.

Sonia é a responsável. Telefone (35) 9965-6515. Subi até a entrada da pousada, fui na cozinha, falei com a Sonia, marquei o horário da janta, peguei a chave do meu quarto/chalé e fui tomar banho. Depois de um tempo, todos já estavam ali, acampados ou em chalé, de banho tomado e alimentados. Perfeito. Agora era só descansar e curtir a noite e jogar conversa fora. Uma das melhores partes da aventura.

Dia seguinte seria a caminhada final com a temida subida da misericórdia.