Travessia Serra Negra – Planejamento

Aqui você encontra o nosso planejamento para fazer a Travessia Serra Negra no Parque Nacional Itatiaia. Travessia feita em dois dias.

Se quiser ver o índice desta aventura, clique aqui.

Uma “pequena” introdução

Estávamos conversando no nosso grupo de Whatsapp com os amigos que fiz a minha primeira travessia: a petro x tere. Quase todos os anos nos juntamos para fazer essa travessia e rever os amigos. Como está muito difícil conseguir ingresso no parque, tentamos ir para um outro lugar.

Primeiro, tentamos ir para o Pico da Bandeira. Porém, o sistema de compra de ingressos deles agora está individual, o que dificultou bastante. Cada um tem que ir lá e comprar o seu. No fim, o parque divulga a lista de quem conseguiu vaga ou não. Muito ruim isso. Consequência: algumas pessoas do nosso grupo conseguiram ingressos, outras não. Abortamos a ideia e resolvemos ir para outro lugar.

Como muita gente não conhecia a travessia Serra Negra no Parque Nacional Itatiaia, e eu já tinha feito e achado bem tranquila, dei essa sugestão. Aceitaram na hora! Então, começamos os preparativos.

Juntamos todo mundo em um novo grupo específico de quem iria fazer essa travessia e começamos a compra dos ingressos. A compra dos ingressos tem que ser de forma antecipada pelo site oficial do PNI.

Depois arranjar os ingressos, era hora de deixar reservado um meio de transporte (uma van) que nos levasse e resgatasse do parque. Reservamos com o Barreto (21) 97144-8726.

Como eu já sabia que tinha uma pousada no meio da travessia, entrei em contato com eles e fui reservando para quem queria ficar na pousada em vez do camping. Sim, existe uma pousada no meio do caminho! Isso te possibilita ir mais leve (sem ter que levar barraca, isolante, saco de dormir, toalha e comidas). Contato da Sônia, responsável pela pousada “Pico da Serra Negra” é (35) 9965-6515.

Vi no google maps, que do Rio até o posto Marcão, eram aproximadamente 3h30min de estrada. Já sabíamos que tinha uma padaria na garganta do registro, que é o ponto de acesso ao PNI. É o bar e padaria “Miguelzinho”. Lá poderíamos tomar um café da manhã. Resolvi ligar para ele e deixar reservado/avisado que nós iríamos em aproximadamente 20 pessoas tomar um café lá com ele no dia travessia. Telefone do Bar do Miguelzinho é (35) 9183-8106. Marcamos dele abrir para o povo as 5h:30min da manhã.

Tudo pago e acertado, era hora de começar a aventura.

Dia 25/07/2022 – O encontro com amigos e a ida até o parque

Marquei com o pessoal no posto Shell perto da rodoviária “Novo Rio” as 23h55min. A estrada do posto até a entrada do parque duraria de 3 a 4h com um transito bom. Daria tempo de sobra para o povo se atrasar e ainda chegarmos cedo no parque. Tinha marcado também com a padaria/bar do Miguelzinho, que fica na garganta do Registro pra gente tomar um café da manhã as 5h30min. Garganta do Registro é o ponto de acesso ao Parque Nacional Itatiaia (PNI).

Voltando aos relatos, nos encontramos no posto Shell e partimos sentido via Dutra. Na altura de Belford Roxo fizemos uma parada para pegar o restante do pessoal. Casa cheia, ou melhor, van cheia. Praticamente 20 pessoas, hehe. Muita gente, mas tudo bem. Só amigos de montanha. Todos acostumados com atividades outdoor.

No meio do caminho fizemos uma parada no graal perto de Resende para o povo ir no banheiro ou qualquer outra coisa. Comer algo, caso queiram… Enfim, enquanto eu estava no banheiro, lavando as mãos, quem eu encontro? O Gautama Reddy, o indiano que tinha feito Marins x Itaguaré comigo na semana anterior.

Na foto, eu o Gautama e o Ricardo Sertan. O Sertan também tinha feito a travessia Marins x Itaguaré comigo na semana anterior. Ele já estava no meu grupo de 20 pessoas para ir até a Serra Negra.

O Gautama também estava indo para o PNI, porém iria fazer a travessia Rancho Caído. Essa eu ainda não fiz. Está na minha lista. Mas enfim, depois de conversarmos um pouco, nos despedimos e seguimos para a van.

O caminho da garganta do registro até a portaria do Parque Nacional Itatiaia é uma estradinha bem ruinzinha. Aproximadamente uns 13 km de estrada de chão. Antes, qualquer carro chegava. Hoje em dia… até chega, mas tem que ir bem devagar e com muito cuidado para não precisar passar em um mecânico depois. Espero que melhorem um dia.

Chegando na portaria do Parque fomos fazer nosso registro de entrada. Mas isso fica para o próximo post.