Hora da primeira lente teleobjetiva?

Como havia dito no post anterior, a minha câmera Canon EOS SL3 chegou! Fui até a Praia Grande, em Arraial do Cabo para poder tirar as minhas primeiras fotos. Como ainda não sei mexer direito (ou seja, fazer a fotometria adequada), deixei tudo no automático só para poder começar a brincar. Tirei poucas fotos.

por do sol no mar
foto em 50mm e sem zoom digital

A lente que veio na câmera (a lente do kit) é uma Canon 18-50mm, com abertura f4. Puxei o máximo do zoom dela e vi que não chegava tão de perto como eu pensei. Mas como ela gera uma imagem de muita qualidade, da para dar um zoom digital (aproximar a foto dentro do computador ou celular) sem que isso deforme a foto. Continua com uma ótima qualidade e bem de pertinho. Gostei.

Lente do kit é suficiente?

Olhando a foto, e sendo bem chato, da pra ver que o sol não está tão definido/nítido como poderia. Isso é o mal de usar foco automático. Hoje, já tenho um pouco mais de intimidade com a câmera e já consigo da um foco manual mil vezes melhor. Você ter o equipamento contigo e fazer mil testes, faz toda a diferença. Já comentei isso no post que falo sobre a gopro.

Ali no dia mesmo que tirei a foto acima, eu vi que o zoom que eu tenho com essa lente não seria suficiente para as coisas que pretendo fazer. Tirar foto de pássaro, animais selvagens, etc. Pensei: Acho que vou precisar de uma Teleobjetiva. Assim eu conseguiria um grande zoom, com qualidade perfeita, e ainda teria o zoom digital para aproximar mais ainda! Vai ficar perfeito!

Um lente teleobjetiva são aquelas lentes que conseguem dar um zoom bem longe. Conseguem trazer coisas que estão longe, pra perto. Como se fosse um binóculo ou um telescópio. Toda lente acima de 50mm já pode ser considerada como uma teleobjetiva.

O bom casamento das cropadas com as teleobjetivas

A lente que eu tenho é de 50mm no máximo dela. Como o meu sensor é cropado/apsc, então na verdade ela fica como (50mm x 1,6)  80mm. Dizem que a milimetragem de 50mm é como se fosse a distância focal do nosso olho humano. De qualquer forma, já queria uma lente com mais zoom do que a que tinha.

Quanto maior a milimetragem (também chamado de distância focal da lente) maior é a capacidade de dar zoom com ela. Então uma lente de 300mm consegue dar um zoom maior do que uma de 50mm.

As câmeras cropadas/apsc tem uma vantagem em relação às full-frame. Como as cropadas tem esse fator de corte, elas acabam potencializando o zoom que as lentes podem dar. Como as câmeras cropadas da Canon tem o fator de corte em 1.6, então uma lente que tem 300mm, na verdade ela chega na distância focal de (300mm x 1,6) 480mm.

Lentes zoom e lentes fixas

Ao pesquisar sobre lentes tele-objetivas, descobri que existe uma diferença entre ela. A maioria, conforme você vai aumentando o zoom, fechando a imagem em determinado objeto, mais fechada vai ficando a abertura. Logo, um pouco mais escura. Quanto menos zoom, mais você consegue abrir o diafragma e assim entrar mais luz. Essa característica de abertura ir movimentando de acordo com a distância focal é para as lentes chamadas “lentes zoom”. Existem lentes, um pouco mais caras, que elas têm a abertura fixa. São as “lentes fixas”. Você pode dar o zoom que quiser, que ela continuará com a mesma abertura de luz. Com isso conseguem entregar fotos mais claras e nítidas. Porém, são bem mais caras.

Então comecei já a namorar uma lente teleobjetiva. Com zoom, já que minha prioridade são são vídeos. Olhei as da própria Canon. Vi que o preço não era algo tão exorbitante. As que tinha no site da Canon era a EF 70-300mm, com abertura f4.5. Comecei a pesquisar sobre ela e vi muita gente comentando que a versão anterior, a EF 55-250mm era MUITO melhor! Isso porque é mais clara, tem estabilização de imagem (IS – Image Stabilzator), e o motor de zoom era mais silencioso (STM). Mesmo com uma milimetragem menor, ela entregava resultados melhores. Só não era muito fácil de achar, pois ela já saiu de linha.

O legal desta lente 55-250mm é que ela tem o IS, que é o estabilizador de imagem da lente. Somado com o estabilizador de imagem da câmera, da conseguir fazer videos bem legais. Nada de tremedeira! E como ela tem o motor de foco STM, vai ajudar mais ainda!

Motor de foco: STM x UTM

Nas Canon existem os motores de foco STM e UTM. Os dois são bem silenciosos e rápidos. A diferença é que o STM é mais silencioso ainda, priorizando para quem quer fazer vídeos e não quer o menor barulho ao fazer um foco. Já o UTM, ele é silencioso, mas não tanto como o STM. É mais para quem quer fazer mais fotos do que vídeos. Para quem é iniciante e ainda não tem o domínio do foco, isso pode ajudar muito.

Comprei uma teleobjetiva!

Comecei então a olhar os preços da EF 55-250mm e achei uma muito baratinha. Acabei comprando ela também, haha. Parcelado em mil vezes, mas foi. Hehe. Com uma lente assim já conseguiria ter um zoom melhor. Além disso, poder tirar foto da lua cheia se quisesse. É uma foto bem clichê, mas que todo mundo que está iniciando na fotografia tem que fazer. Hehe.

Eu já recebi a lente aqui e por coincidência, na semana que ela chegou era semana de lua cheia. Já fui testar, é claro! A minha primeira lente! Minha primeira teleobjetiva! A primeira a gente nunca esquece. Próximo post coloco os resultados.

Comentários