GoPro Hero 9

Em 25/03/2022 resolvi dar um upgrade nos meu equipamentos. Vi que estava gostando muito de gravar minhas memórias, tanto aqui no blog como gravando videos e colocando no youtube. É uma coisa que me deixa feliz e realizado. Como não sou famoso e não tenho grana, gravava os meus vídeos do youtube sempre com o celular Samsung A51. Para algumas viagens como Bonito, no Mato Grosso do Sul, e o Jalapão, em Tocantins, aluguei uma gopro para poder fazer filmagens debaixo d’água.

Alugando uma gopro

Mas você ter um equipamento faz toda a diferença. Ter afimiliaridade com todos os recursos que o equipamento pode te oferecer, requer teste e mais testes. É um pouco do “aprender fazendo”. Para isso, é preciso ter o equipamento contigo por mais tempo. Pegar as manhas dele. Uma solução: seria alugar ele por muito mais tempo e ficar usando até conseguir chegar nesse nível de confiança, ou comprar um e fazer infinitos testes.

Alugar ela por muito tempo, até ponto de ter toda expertize, poderia sair tão caro que provavelmente saíria mais em conta comprar uma. Então, resolvi comprar uma gopro. Agora que tenho uma posso fazer os vídeos que quero e testar a vontade. Com isso, ganho experiência e qualidade nos vídeos que pretendo fazer. Creio e espero, que meu pequenos vídeozinhos tenham um pouco mais de qualidade.

Testes Bonitos

Quando fui para Bonito, aluguei uma gopro 4. Ela não tinha estabilizador digital. Eu não sabia disso. Fui para viagem e depois, ao ver os vídeos, vi que estava tudo muito tremido. Fiquei um pouco decepcionado mas tentei filtar o máximo que pude para colocar no youtube. Aprendi na pele como é bom ter um estabilizador de imagem, mesmo que digital, para os nossos vídeos.

Aprendi a importância de um estabilizador e fui pesquisar. Vi que a gopro 7 já tinha um estabilizador digital imbutido. Nisso não precisaria comprar um gibal, que é tipo um bastão “pau-de-selfie” só que estabilizando a câmera para que os vídeos não fiquem tremidos. É a melhor ferramenta no que se trata de estabilização de imagens. Porém, custam uma pequena fortuna para quem está começando. Com a gopro 7, já não tinha muito essa necessidade já que tem um digital dentro da câmera. Comecei a ficar de olho na 7.

Testes “Jalapaenses”

Quando resolvi que ia viajar para o Jalapão, resolvi alugar uma gopro 7 e ver como era. Nessa viagem eu fiquei muito mais satisfeito. Vi que os vídeos estavam mais estáveis e era justamente isso que eu queria. Porém, para fazer vídeos de baixo d’água, ainda que eu tivesse um dome comigo (veio no pacote do aluguel), ainda não tinha muita experiência e não soube utilizar direito. Além disso, ao afundar a câmera, via q tinha umas gotículas d’água em frente a tela e com isso a imagem saía um pouco estranha. Não adiana! Senti a necessidade de ter uma, estudar e experimentar. Estava decidido: vou comprar uma gopro.

Estava Decidido: vou comprar uma gopro

Quando resolvi comprar uma, já tinham lançado há pouco tempo a gopro 10! Como não sou rico, resolvi quebrar o cofrinho e comprar a 9. Porque a 9? Vi que não tinha muita diferença entre as versões da 9 e a 10, então fui com a 9 já que era um pouquinho mais barata. E porque não a 8 ou a 7, já que também tem estabilização de imagem? A 9 já tinha um visor frontal o que é muito bom para o caso de eu querer fazer selfie nos meu vlogs. Já os modelos abaixo da 8, são totalmente diferentes e com uma tendência muito alta de ficarem obsoletos: o formato da bateria é menor, o tamanho da câmera é diferente, os acessórios… então era bom comprar uma que estivesse um pouco mais atualizada. Comprei a gopro 9.

Espero que com isso meu vídeos e memórias fiquem com maior qualidade (pelo menos na qualidade visual, hehe).

Um problema continua

Embora não tenha feitos muitos testes, pelos infinitos vídeos que vi no youtube, o problema do vento no microfone continua. A gopro tem um recurso de redução de ruído, mas pelo que vi, ela meio que corta o som e o áudio fica prejudicado. O problema do vento chiando nos vídeos continuava… até achei uma solução simples e barata para tirar o ruído do vento nos vídeos. Algo que vou comentar no próximo post.

Comentários