Jalapão – Conhecendo Palmas

Nosso primeiro dia andando pelo estado do Tocantins. Neste dia, fomos conhecer a capital Palmas com seus atrativos turísticos.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Acordamos no Hotel Lago da Palma e já fomos tomar o nosso café da manhã. Maravilhoso!! Muito bom.

Como ainda estávamos no período da pandemia, embora com mais da metade da população vacinada com as duas doses, era necessário usar luvas ao coletar os alimentos no café da manhã. Aproveitei uma dessas luvas e fiz de sacola colocando um pão de sal recheado de queijo, presunto e ovo mexido. Dei um nó na luva e meu lanchinho da tarde já estava pronto. Hahaha, pobre é fogo.

De barrigão cheio, partiu rua. O caminho feito pode ser visto aqui:

Powered by Wikiloc

Primeira parada foi na Praça dos Girassóis.

Palácio Araguaia
Relógio de sol

Essa é a maior praça do Brasil e a segunda maior do mundo!!! Já havíamos andado por ela no dia anterior, mas foi à noite. Agora, de dia, tudo fica melhor. Nesta praça, há um monumento em homenagem a Coluna Prestes e A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.

A Coluna Prestes foi um movimento entre 1925 e 1927, liderado por Luis Carlos Prestes, contra a república velha (do café com leite). Percorreram 11 estados do Brasil exigindo o voto secreto, o ensino gratuito e a obrigatoriedade do ensino secundário para toda a população. Como o objetivo do movimento era mais a conscientização da população do que criar uma guerra civil, em 1927, cansados das perseguições, eles se exilaram em outros países. Foi um movimento que desestabilizou a oligarquia cafeeira até que veio Getúlio Vargas em 1930.

Ao lado, encontra-se o monumento da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, no RJ. Este movimento também foi um manifestação contra a república velha reivindicando o fim da oligarquia do poder. Realizada em 1922 pelos militares, sob o comando de Siqueira Campos, a revolta a não logrou muito sucesso já que, como o governo já sabia dos preparativos, bombardeou o forte. Mais de 300 militares acabaram abandonando o movimento, sobrando apenas 18 pessoas (17 militares e 1 civil). Morreram em um combate desigual.

Depois dessa pequena aula de história, caminhamos pela praça em direção ao Palácio Araguaia, que é a sede do poder executivo estadual. Queríamos conhecer o centro Geodésico do Brasil que se encontra por lá. Centro Geodésico é o ponto que divide o país em norte, sul, leste e oeste. É o coração do Brasil. Neste local, há também o brasão do estado do Tocantins no alto deste prédio assim como também desenhado no chão. Ter um Drone ali seria bem legal.

Perceba que clicando aqui, pelo google maps, você consegue ver claramente que tem uma rosa dos ventos desenhada no chão, exatamente no ponto geodésico. Se descer mais um pouco, consegue ver o brasão do estado do Tocantins em frente ao palácio Araguaia.

O palácio
quadros dentro do palácio

Voltamos para o Hotel Lago da Palma para pegar os óculos escuros e água gelada. Queríamos ir até a praia da graciosa de ônibus e de lá para a Ilha do Canela. Porém, no ponto de ônibus, ao conversar com um sr que tinha uma carrocinha e vendia balas ali no sinal, ele nos falou que o ônibus era o número x (que não lembro) e que poderia demorar um pouquinho. Comparamos com o quanto sairia um Uber e deu praticamente a taxa mínima (uns 7 reais e pouquinho). Chamamos o Uber.

Dentro do carro, o motorista foi dando várias dicas sobre a cidade. Uma delas era de almoçar num restaurante flutuante chamado Marola que tem por ali e não almoçar na ilha. Essa dica foi super valiosa, pois depois comparamos com os preços da ilha e o nosso almoço saiu uma boa “bagatela”.

Agradecemos ao motorista e fomos no tal restaurante conhecer.

A princípio, achávamos que iria ser caro, afinal é um restaurante flutuante em uma área turística, mas o prato executivo estava 30 reais. Praticamente a mesma coisa que pagamos no Rio de Janeiro. Almoçamos por ali mesmo. Lugar muito agradável, de frente para o Lago de Palmas e para a ponte.

De barrigão cheio, era hora de ir até a praia da graciosa conhecer o local e desgastar o almoço.  O tempo não estava lá muito bom, mas turista vai pra praia até chovendo, rsrs. Da praia, queríamos ir até a Ilha do Canela.

Praia da Graciosa

A ilha do Canela é uma ilha dentro do Lago de Palmas. Este lago, no passado, já foi um rio: o Rio Tocantins. Hoje ele é um lago gigante, com aproximadamente 175 km, cheio de piranhas e raias, formado após a criação da usina hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães.

Onde se pega os barquinhos até a ilha

Os barcos saem da rua ao lado do restaurante que almoçamos por um preço de R$ 40 (ida e volta) pago diretamente aos barqueiros. Pagamos e á fomos nós cruzar o Lago de Palmas até a Ilha do Canela.

Ilha do Canela

Chegando na ilha, caminhamos até uma das pontas dela e voltamos. Ficamos olhando os diversos pássaros que tem por ali e a chuva caindo lá em palmas. No receptivo da ilha tem wi-fi, porém este só funciona até os bancos na água. Por curiosidade fomos ver o quanto estava o preço do almoço. Enquanto no restaurante flutuante saiu por 60 reais para duas pessoas, na ilha estava R$ 130. Bizarro a diferença.

Como disse acima, o lago é cheio de peixes carnívoros e raias, mas não precisa se preocupar: existem redes de proteção para separá-las dos banhistas.

Depois de beber um pouco e de curtir bem a ilha, pegamos o barco da volta e, antes de irmos para casa, caminhamos novamente pelo calçadão da praia da Graciosa até o monumento a consciência.

Antes que o dia terminasse, entramos numa loja que vende artesanatos em frente ao hotel. Lá compramos  algumas lembrancinhas desta viagem. Eu Comprei um imã de geladeira feito com capim dourado e um adesivo. Lais comprou brincos e um copo de cachaça de barro. Fiquei namorando uma mandala, mas acabei não comprando.

O foco do artesanato de Palmas é o capim dourado e nessa loja os preços estavam um pouco elevados. Perguntando na recepção do hotel onde poderíamos encontrar artesanato mais em conta e eles nos falaram que estávamos com sorte pois justamente nesse dia acontecia a feira na 304 Sul, com diversos tipos de comida e, principalmente, vendia artesanatos feitos com capim dourado bem baratinho. A feira acontece somente às terças e sextas.

Lá comemos um pastel (que tinha mais vento do que recheio) e vimos os produtos em capim dourado. Lais comprou mais umas coisinhas para as amigas do trabalho. Os Brincos estavam por 5 a 8 reais, enquanto que aqui no rio sai por mais de 40. Quase comprei uma mandala, mas me contive. Estava 100 reais ali. O namoro continuava só no olhar. Comprei um potinho por 30 reais como lembrança para me contentar.

Feito essas comprinhas, fomos até o shopping Camping Dourado para Laís comprar a parte de baixo de um biquíni já que tinha esquecido lá no rio, hahaha. Escolhemos esse shopping por indicação de um dos ubers, por ser maior e mais agitado. Na cidade também existe outro shopping chamado Palmas shopping.

Biquíni comprado e lanche feito, era hora de voltarmos pro hotel , pois amanhã começaria a grande aventura.