Roraima – Rio Tek x Acampamento Base

O quinto dia da viagem para subir o Monte Roraima. Neste dia, saímos do acamamento Rio Tek e fomos até o acampamento Base.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Dia 25/09/2022 – Acampamento Rio Tek x Acampamento Base

Como deitamos um pouco cedo no Rio Tek, deu pra descansar bastante. Acabei acordando de noite para fazer xixi e vi que o céu estava estrelado. Lindo! Tentei até tirar alguma foto, mas sem lanterna (esqueci em algum canto da mochila), não consegui tirar uma foto legal. Levando em conta que precisava economizar bateria da Câmera foi ai que não tirei quase foto nenhuma nesta hora. Aliviado e com algumas tentativas de fotos, voltei para a barraca para dormir.

O acordar

Acordamos e o dia estava maravilhoso! Tomei meu café e já fui arrumar minhas coisas. Queria andar e aproveitar esse tempo bom. O guia Elio falou que iríamos atravessar dois rio: o rio Tek e o rio Kukenan. O rio Tek já era ali praticamente onde a gente acampou. O Kukenan era próximo também.

A dica

A dica dada pelo guia é atravessar o rio apenas de meias!!! Achei estranho quando ele falou isso. Nem sapatilhas aquáticas são tão recomendadas. O melhor mesmo é ir de meias. Não questionei e apenas fiquei com aquilo na cabeça.

Powered by Wikiloc

Assim desmontamos acampamentos, fizemos uma pequena descida e ali já era o rio Tek. Assim que chegamos, tirei a bota e fui só de meia. Na hora eu entendi o porquê desta dica: Não escorrega absolutamente NADA! Incrível! No dia anterior, eu tinha tomado banho neste mesmo rio e deu pra perceber como ele é extremamente escorregadio nas pedras. Indo apenas de meia, estabilização nota 10. Adorei.

Ao atravessar o rio, ainda faltava o rio Kukenan. O Elio falou que não era muito longe. Então resolvi ir apenas de meias. Como o terreno ficou mais tranquilo, deu pra ir de meia de boas até o rio. Mas antes de chegar no rio Kukenan, passamos pelo local do povo tokwono (se fala tekunô)

Tokwono

Ali também era onde tinha a igrejinha de Santa Helena. Tinha perdido a entrada, mas ai falei com o Elio e ele nos guiou até lá mesmo assim.

A vista da igreja para o Monte Roraima foi uma das mais bonitas que vi. Adorei a filmagem que fiz dali e coloquei no Youtube.

Saindo dali da igreja, já está muito próximo ao segundo rio, o Kukenan. Como já estava só de meias, já fui logo atravessando. Tem um visual legal por ali.

Depois de todos atravessarem, passamos por um outro local que serve como acampamento também. Ele deve ser mais para os casos em que o rio estiver muito cheio ou coisas do tipo.

Mirantes em todos os lugares

Continuamos a caminhar e chegamos em uma parte realmente magnífica. Ali eu meio que fique de boca aberta. É muito bonito. Uma energia incrível ali. Rende boas fotos.

A partir deste ponto é um bom caminho sem uma fonte de água. Mas é tranquilo. O problema ali é que não tem ponto de sombra em lugar nenhum e ali o sol castiga as vezes. As nuvens ajudavam de vez em quando.

Paramos em um ponto com água. Eu até tinha bastante água comigo, mas resolvi jogar a que eu tinha fora e pegar esta que, acreditava eu, estivesse mais gelada. Até estava mais gelada, mas não muito.

Continuamos a caminhar em subida um pouco ingrime. O sol ia e voltava. Castigava e aliviava. Já quase no nosso destino final de hoje, deu pra ver a vegetação mudando. Flores diferentes surgindo. Também percebi que minha bota, já velha de guerra (uns 5 a 6 anos de uso) estava começando a abrir.

Acampamento Base

Depois da subida, chegamos no acampamento base. Chegamos bem cedo. Embora as nuvens estivessem escurecendo o dia, chegamos por volta das 14h.

O acampamento é bem perto do paredão. Tem uma vista bem legal. Mais uma vez, fui direto para o riozinho que passa por ali, para tomar o meu banho.

Ali não é profundo. Tem que mergulhar na horizontal para poder chegar a mergulhar a cabeça. Embora seja um pouco gelado da pra tomar banho tranquilo.

Após o banho, almoçamos dois pães com salada que estava muito bom. Depois teve mais alguma comida que não lembro o que foi. Ficamos conversando e descansando o restante do dia. Deu a hora da janta e todo mundo ficou comendo e admirando o lugar incrível que estávamos com o grande paredão imponente ao nosso lado.

Depois de encher o barrigão, era a hora da gente dormir já que o dia seguinte era o grande dia de chegar no topo do Monte Roraima!