Último dia desta viagem incrível conhecendo o Jalapão e a Serra Gerais. Neste, conhecemos o fervedouro Bela Vista, em São Felix do Tocantins e partimos sentido Palmas, dando uma pequena parada na Cachoeira das Araras e na Serra da Catedral.
Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.
Acordamos e fomos tomar nosso café da manha na Pousada RN. Percebemos que a internet do wi-fi já tinha voltado ao normal. No dia anterior não estava funcionando.
Como é uma fazenda e tudo muito aberto, é de se esperar que tenha algumas moscas por perto. Peguei um pedação de pão de forma e deixei em um canto isolado. Assim todas elas foram atacar o pão que serviu de isca, e podemos tomar nosso café da manhã sossegados. Fica a dica.
De barrigão cheio, entramos no carro e partimos em direção ao fervedouro Bela vista. O último fervedouro que iriamos visitar. O caminho feito, você pode ver aqui.
O Aroldo nos deixou no receptivo do fervedouro e partiu com as duas irmãs que estavam no passeio com a gente, sentido ao Rafting no rio novo. A ideia seria deixa-las no lá, voltar para nos pegar no fervedouro e depois irmos até o ponto final do Rafting que era onde todo mundo iria se encontrar de novo.
Eu e Laís nos despedimos e ficamos para curtir o fervedouro enquanto o guia seguiu com as meninas para o Rafting. Esta atividade não estava nos nossos planos.
Enquanto estávamos ali no fervedouro, acabamos conhecendo uns cariocas. Alguns eram de Campos, que fica próxima à minha cidade, Arraial do Cabo. Ficamos conversando um bom tempo até que eles seguiram o seu caminho. Ficou só eu e Lais ali no fervedouro inteirinho só pra gente.
Depois de passado aproximadamente uma hora, o guia apareceu. Mas não sozinho: estava junto com as duas irmãs que iriam fazer o Rafting. Acabaram que não conseguiram fazer esta atividade. Confesso que não lembro o porquê, mas até que foi bom: uma delas, a Tatiane, queria muito conhecer um fervedouro que tinha uma plataforma que dava pra tirar foto lá de cima, só que não sabia qual era. Era justamente este, o fervedouro Bela Vista.
Ficamos ali curtindo até enjoar. Visitamos a ilha do amor que tem ali perto do fervedouro e então fomos almoçar por ali mesmo.
Voltamos pro carro e paramos num mercadinho para comprar água gelada. O próximo atrativo seria a cachoeira das Araras.
Ao chegar nela, fiquei um pouco de preguiça de entrar na água… Mas acabei indo me batizar. Seria o último banho de cachoeira no Tocantins.
Me ceu um pouco de medo, confesso: parecia ser um lugar onde teria cobras – sei lá, desconfiança minha -, mas foi tudo tranquilo.
Satisfeitos, voltamos pra estrada. Um longo caminho até chegarmos na Serra da Catedral.
Parece que a rocha foi cortada ao meio. Muito bonito e diferente. Tem um formato que lembra uma catedral e por isso este nome.
Depois de inúmeras fotos no último atrativo desta viagem, voltamos para a estrada sentido Palmas. Estava acabando a aventura. Snif, snif.
Fizemos uma última parada no posto de gasolina na cidade “Lagoa do Tocantins” para fazer um pequeno lanche, trocar as fotos, jogar conversa fora, voltar a calibrar o pneu para o asfalto e então seguir viagem.
Chegando em Palmas o guia nos deixou no nosso Hotel Morada do Lago, nos despedimos e ele foi entregar as meninas no hotel que elas iriam ficar. Aqui acabou a nossa viagem em grupo. Agora era só Lais e eu sozinhos.
De banho tomado e um pouco mais descansados, fomos para a rua mais uma vez em Palmas para jantar. Não sabíamos exatamente aonde, mas lembramos de recomendações da pizzaria ao lado do primeiro Hotel que ficamos ao chegar na cidade. A pizzaria Don Vergílio. Fomos até lá andando. Pertinho.
Pizzaria ótima. Muito boa. Grande, bonita e com uma pizza maravilhosa. Uma das melhores que já comi. Acho que a intensidade da fome deixa tudo mais saboroso também, rsrs.
Mandei mensagem para o Cayk, que foi o motorista que nos pegou no primeiro dia e agendamos dele nos pegar por volta das 1:30 da manhã, já que o nosso avião era as duas.
Entramos no avião e nos despedimos do Tocantins com essa viagem memorável, já querendo voltar. Um lugar que recomendo e que todos deveriam conhecer um dia. É incrível e inesquecível. As sensações e lembranças dos fervedouros são pra sempre.
É caro? É! Vale a pena? Muito! Pagaria tudo de novo. Eu sou suspeito para dizer, porque dizem que a melhor viagem é sempre a última né? Mas, essa viagem foi incrível pra mim. Tudo que eu adoro. Cachoeira, trilha, cânions, animais selvagens, off-road, lugares incríveis, novas experiências, novas amizades… Novas lembranças.
Lembranças, as nossas maiores riquezas. Falando nisso, se você leu o registro do dia anterior, ficou sabendo que a gopro tinha dado pau. As coisas são tão boas que, fiz umas pesquisas na internet de como recuperar, e consegui recuperar todos os arquivos, hahaha. Você não tem noção de como eu fiquei aliviado!
Obrigado Jalapão!
Um dia nos encontramos novamente.
Mas e agora? Qual seria a próxima aventura? Chapada Diamantina com Laís, Patagônia (Argentina e Chilena) ou conhecer a chapada dos Guimarães no Mato Grosso? Acompanhe!
Um abraço e ótimas aventuras pra ti.
Índice da aventura
- Planejamentos e gastos
- 22/11/2021 – Chegando em Palmas
- 23/11/2021 – Conhecendo Palmas
- 24/11/2021 – Palmas x Pindorama
- 25/11/2021 – Pindorama x Ponte Alta
- 26/11/2021 – Ponte Alta x Mateiros
- 27/11/2021 – Mateiros
- 28/11/2021 – Mateiros x São Felix
- 29/11/2021 – São Felix x Palmas