Volta na Ilha Grande – Planejamento

Nosso planejamento de um trekking de 9 dias, dando a volta na Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ. Saindo de Abraão, no sentindo horário e voltar até Abraão dias depois pelo lado oposto da ilha.

Uma “breve” introdução

Depois uma viagem conhecendo a famosa cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul (MS), aproveitamos o restinho de férias que tínhamos em 2020 e resolvemos fazer um dos trekkings mais famosos do Brasil: a volta na Ilha Grande. Como havia perdido um bom tempo nos planejamentos para ir para o MS, acabei nem pesquisando muito para fazer este trekking. Isso porque já tinha bastantes amigos que tinham feito essa travessia e por já ter feito algumas pesquisas nos anos anteriores. Então, muita coisa eu já tinha uma certa noção.

Planejamento do Trekking da volta na Ilha Grande

Quando resolvemos que iriamos fazer a volta na Ilha Grande, ficou a dúvida: fazer no sentido horário ou no sentido anti-horário. Nós preferimos fazer no horário. Como Levamos toda nossa comida, fogareiro e tudo o mais que precisaríamos, a mochila fica mais pesada no inicio da caminhada. Então fomos para os locais mais isolados primeiro, já que teríamos bastante suprimentos, e ai sim depois ir para as partes mais estruturadas com comércios e opções de pernoite. Além do mais, caso a gente quisesse abortar no meio da caminhada, já teríamos visto a parte mais bonita e isolada da ilha primeiro.

Passagens de ônibus

Como estávamos na época da pandemia, o acesso à ilha ficou um pouco restrito. Existem 3 opções para chegar lá: Mangaratiba, Conceição de Jacareí ou Angra dos Reis. Devido à pandemia, somente as barcas de Angra dos Reis estavam funcionando. Tivemos que pegar o ônibus do Rio de Janeiro até Angra. A empresa que geralmente faz esse trajeto é a Costa Verde. Mas, como vi que tinha bastante opção pelo Blablacar e com preços mais acessíveis, resolvemos ir de por ele. Chegando em Angra era só pegar a Barca até Abraão.

Angra dos reis

Barcas

Como dito acima, existem 3 cidades que levam até a vila de Abraão, na Ilha Grande. São administradas pela CCR Barcas. Lá é possível ver o valor e horários atualizados. Chegamos em Angra e o horário da barca era próximo do meio dia, fazendo a gente chegar na Ilha na hora do almoço. Já almoçamos por ali mesmo.

Hospedagens

Nossos locais de pernoite foram:

LocalEstabelecimentoPontos positivosPontos negativos
AbraãoCantinho da Vitóriabanho quente, ar condicionado, água potável, wi-fi bom, cama e toalhas super cheirosas e confortáveis, bem localizadox
PalmasCamping Nascer do SolSossegado, água potável, banho quente, cozinha completa. Quiosque perto que vende prato feito.sem sinal de internet/wi-fi (tivemos o azar de no dia também estar sem energia elétrica)
Caxadaço(Camping selvagem)(não se aplica)(não se aplica)
ParnaiocaCamping da JaneteSossegado, água potável, tem wi-fi (pago), banho quente, opção de aluguel de barraca, cozinha completa ou pode comprar prato feitosem sinal de telefone
AventureiroCamping do LuísSossegado, água potável, tem wi-fi, banho quente, cozinha completa ou pode comprar prato feitosem sinal de telefone
AraçatibaHospedaria AraçatibaSossegado, água potável, tem wi-fi bom, banho quente, cozinha completa, ventilador e telas contra insetos nas janelasx
BananalHospedaria do PedroSossegado, ar condicionado, tem wi-fi bom, banho quente, mercadinho do Pedro que vende comida industrializadax

Alimentação

Nós levamos comida para os 3 ou 4 primeiros dias da travessia. Como iriamos fazer a parte mais roots primeiro, logo era bom estar bem abastecido com comida no início. No meio da caminhada, em Provetá, tem um mercadinho onde fizemos mais compras de suprimentos. Mas ali já era praticamente a parte mais estruturada da ilha, então nem precisava comprar tanta coisa já que haveria mais opções de refeição pelo caminho.

O trekking

Tudo que você precisa saber para fazer este trekking coloquei neste artigo clicando aqui.

Gastos totais

Clicando aqui você consegue ver todos os gastos ($$$) que tive com absolutamente tudo: tanto com o trekking como com o restante da viagem.

Relatos de viagem

Essa foi a nossa pré-viagem com o nosso planejamento para o trekking da Volta na Ilha Grande. Vamos aos relatos de verdade. Primeiramente, é claro, começamos com o deslocamento do Rio de Janeiro até Abrão. Segue abaixo: