Volta na Ilha Grande – Abraão x Palmas

Nosso primeiro dia de caminhada na travessia da volta na Ilha Grande, saindo do povoado de Abraão e indo até um camping na praia de Palmas.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.

Chegando na Ilha Grande

Arrumamos nossas mochilas e partimos para Angra dos Reis. Como ainda estávamos na pandemia do covid-19, algumas barcas com poucos horários disponíveis. Angra era a cidade que mais oferecia horários de partida e chegada.

Pegamos um blablacar e depois de umas 3 horas de estrada aproximadamente, com uma estrada não muito boa, chegamos. Existe a opção de ir de ônibus saindo da Rodoviária Novo Rio, na capital, e ir até a rodoviária de Angra dos Reis. Da rodoviária de angra até as barcas, da para ir andando. Não é muito perto, mas da para ir andando: aproximadamente 2km, uns 30 min de caminhada.

Motorista nos deixou bem em frente às barcas. Ótimo! Chegamos e estava chuviscando. Pensei logo que a travessia seria no sufoco já que teríamos que fazer boa parte da caminhada na chuva. Graças a Deus não foi assim. Não pegamos chuva nenhum dia durante o trekking.

Entramos no mercado ali em frente às barcas e compramos duas águas de 1,5L. Dali, direto para o flexboat até a Ilha Grande. Chegamos em Abraão praticamente no horário do almoço. Aproveitamos então e fomos almoçar por ali mesmo.

De barrigão cheio, começamos nossa caminhada. Paramos primeiramente na igrejinha de Abraão e fizemos nossas preces para nos proteger durante essa pernada. Feito isso, começamos a andar até palmas.

O início da caminhada

Dia 1 – 13/12/2020 – Abraão x Palmas

Esse dia seria bem tranquilo. Foram só 4,87 Kms. Só para “chegar” na ilha. Chegamos em Abraão praticamente no horário do almoço. Aproveitamos então e fomos almoçar por ali mesmo.

De barrigão cheio, começamos nossa caminhada. Paramos primeiramente na igrejinha de Abraão e fizemos nossas preces para nos proteger durante essa pernada. Feito isso, começamos a andar. O caminho feito neste dia você pode ver aqui.

Powered by Wikiloc

Saindo das praias dali de Abraão se pega um bifurcação e começa uma pequena subida.

Lá em cima tem um mirante. Fui até lá.

Depois desse mirante começa a descer um pouco. Ao chegar muito próximo da praia de Palmas, tem um córrego a sua frente – que é fundo e não é tão interessante atravessá-lo –, e bem do lado, tem umas pedras. Desça por elas que você consegue contornar o córrego pela parte rasa. Passou do córrego, já está na praia. Conversamos com uns locais que estavam sentados por ali e falamos sobre camping, até que um deles se levantou e ofereceu o dele. Ficamos no camping “nascer do sol”. É um dos primeiros assim que se chega à praia de palmas.

Sobre o camping Nascer do sol: tem um bom espaço, coberto para as barracas, cozinha equipada, banheiro limpos e com banho quente, mesmo não tendo luz quando chegamos. Esse foi um dos pontos negativos. Não tinha luz elétrica no camping. Deve ter dado algum problema na fiação. Logo, não tinha wi-fi, não tinha geladeira (na verdade nem lembro se tinha uma disponível), e não aceitava cartão. Tivemos que pagar no dinheiro. Chorei um desconto pelos motivos citados acima e consegui.

Não curti muito o camping, por que: andando até o final da praia de Palmas tem o “camping palmas” que tinha luz elétrica, oferecia refeição, tem wi-fi, música até tal hora, e principalmente: aceita cartão. Enfim, fica como dica para uma próxima travessia. A ideia era descansar, dormir cedo pra tentar ver o nascer do sol ali na praia mesmo. Deveria ser bonito. Montamos a barraca, colocamos roupas de praia e ficamos ali até escurecer. Tomamos banho, jantamos o que trouxemos e fomos dormir. Dia seguinte seria andar de Palmas a Caxadaço e fazer o primeiro camping selvagem de Laís.