O trekking da volta na Ilha Grande é uma das travessias mais clássicas do Brasil. Aqui você encontra tudo o que você precisa para fazer essa caminhada com as praias mais paradisíacas do Rio de Janeiro.
Chegando na ilha
A Ilha Grande se localiza no Parque Estadual Ilha Grande, próximo ao município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Para começar a fazer o trekking da volta na ilha grande é preciso, primeiro, chegar na ilha né? Para tal, existem três opções de barcas. Saindo da cidade de Mangaratiba, ou Conceição de Jacareí, ou por Angra dos Reis. Todas vão com destino ao povoado de Abraão, já na Ilha Grande.
Como é a travessia / o Trekking da Volta na Ilha Grande
O caminho
A travessia é feita de forma circular, ou seja, você começa em ponto e termina no mesmo ponto. No caso da volta em Ilha Grande, começa na igreja em Abraão e termina nela. Você pode seguir pelo sentido anti-horário, indo para direita de quem está de frente para a igreja; ou no sentido horário indo para esquerda.
Independente do sentido que pegar, no caminho terá que passar por diversas praias, subir montanhas e passar por córregos. Só existe uma cachoeira de verdade na ilha, a cachoeira da Feiticeira. As outras, são mais mini quedas d’água.
Para a dar a volta, você vai caminhar aproximadamente 86 quilômetros. Podendo ser até mais dependendo das coisas que se pretende fazer. É possível fazer em no mínimo 5, 7 ou 9 dias. Sete dias é uma boa medida. Nove, se tiver bastante tempo livre. Em nove dias você pode acrescentar lugares como a Gruta do Acaiá, Farol Castelianos, Lagoa Azul e ataque ao Pico do Papagaio.
INEA
Se quiser passar pela Praia do Sul e pela Praia do Leste, como é uma reserva ambiental, é interessante que você tenha a autorização do INEA. Geralmente pedem para que você tire todo o lixo que o mar joga nestas nas praias, e os deixe no início da Praia do Leste.
O que é preciso saber para fazer o trekking da volta na Ilha Grande?
Da para dividir a ilha em 2 polos. O norte, que é o mais estruturado e com muitos turistas; e o sul, que é um pouco mais roots e onde fica a parte mais bela da ilha. A parte norte vai ter tudo que você precisa. A sul, até tem… mas com pouquíssimas opções.
Existe energia elétrica nos povoados até as 21h, aproximadamente. Alimentado por geradores.
Sinal telefone pega muito mal. Só em alguns pontos. Não contaria que com este recurso. Porém, existe internet wi-fi nos locais de pernoite / povoados. Mesmo na parte sul da ilha.
Pontos com água
Água não é um problema. Há diversas fontes de água corrente pelo caminho. Nos locais de camping também. Todas muito limpas e próprias para beber. Eu nunca passei mal, mas é sempre bom tratar a água com um clorin se não estiver confiante.
Exposição ao Sol
Mediana: Várias partes muito expostas, mas também muitas partes cobertas pelas árvores. Sempre bom levar protetor, roupas com fator uv e um chapéu.
Alimentação
Em todos os povoados há opção de comprar um prato feito até determinado horário. Preço médio em 2021 era de R$ 30,00 por pessoa. Creio que se chegar nos locais de pernoite até umas 15 ou 16h, conseguirá comprar um prato de comida com facilidade.
Caso fique em camping e queira fazer a sua própria comida, a vapza tem algumas opções interessantes. Desta forma, terá que levar seu fogareiro e seu kit de cozinha.
Hospedagem
Com exceção de Dois Rios, em cada povoado existe uma opção de camping. Para a parte norte, existe diversas opções de pousadas. Principalmente em Abraão.
Já a parte sul, a mais roots, só campings. Desta forma, caso vá fazer a travessia completa, é importante que leve sua barraca.
Na mochila
O que levar?
- Barraca
- Isolante térmico
- Saco de dormir
- Comida
- Fogareiro, gás e kit de cozinha.
- Um GPS para se orientar, ou um celular com o GPS ligado
- Câmera fotográfica para registrar os momentos. Uma gopro pode ser uma boa opção dado a alta qualidade, além de ser pequeno e leve.
- Roupas leves, de preferência com fator UV.
- Dinheiro em espécie! Muitos lugares aceitam cartão, mas levando dinheiro em espécie você facilita a vida dos moradores locais.
- Para a caminhada em si, pode usar uma bota de trilha, ou uma sapatilha aquática. Recomendo ir de bota pois andará bastante pelas montanhas e não apenas pelas praias. Para entender um pouco mais sobre botas de trilhas, clique aqui. Não esqueça de levar chinelos para descansar os pés também!
- Powerbank
- Protetor solar e repelente
O não precisa levar!
- Purificador de água
- Fleece
- Anorak/corta vento
- Saco de dormir e roupas para temperaturas negativas.
Relatos de viagem
Fizemos o trekking da volta em Ilha Grande em 7 dias de caminhada. Ficamos 9 dias no total na ilha. Fizemos no sentido horário. Foi tudo andando em um ritmo bem tranquilo e sem pressa (média de 2,5 km/h). Tentando curtir o máximo que poderíamos. Todos os custos, opiniões pessoais, curiosidades e mais informações:
Índice da aventura
- Planejamentos e gastos
- 13/12/2020 – Abraão x Palmas
- 14/12/2020 – Palmas x Caxadaço
- 15/12/2020 – Caxadaço x Parnaioca
- 16/12/2020 – Dia de descanso em Parnaioca
- 17/12/2020 – Parnaioca x Aventureiro
- 18/12/2020 – Aventureiro x Araçatiba
- 19/12/2020 – Araçatiba x Bananal
- 20/12/2020 – Bananal x Abraão