Descobrimento – Arraial d’Ajuda x Porto Seguro

Dia 6 do trekking, saindo de Arraial d’Ajuda e indo até Porto Seguro. Último dia da travessia a pé por toda a costa do descobrimento, na Bahia.

Se quiser ver o índice desta aventura, só clicar aqui.
Vamos aos relatos deste dia:


Acordei e, sem muita pressa, fui para rua para ver se eu conseguia ver o nascer do sol lá no mirante. Quando cheguei, ele já tinha nascido. Rsrs. Mas estava bem bonito do mesmo jeito.

Aproveitei que não tinha muita gente e tirei mais fotos

Peguei o caminho de volta para a Pousada Três Corações, mas no caminho parei numa padaria na rua mucugê para tomar meu café da manhã.

Voltei para a pousada e comecei a arrumar minha mochila sem muita pressa. Sabia que o caminho ia ser bem curto hoje e ainda era o último dia. Então, não tinha pressa para absolutamente nada.

Quando terminei de arrumar tudo, já era umas 11h. Resolvi esperar mais um pouco até a hora do almoço e comer no restaurante que tem na recepção da pousada.

De barrigão cheio e já pronto para caminhar, segui meu caminho rumo a Porto Seguro. O caminho feito pode ser visto aqui.

Powered by Wikiloc

Voltei até a igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, o mirante e desci pelas escadarias passando pela fonte.

Estava descendo essas escadas

De lá peguei um bequinho (que é muito bom para estacionar o carro, sem ter que pagar estacionamento [fica a dica]) e cheguei na praia dos pescadores.

Bastante gente ali na praia. Principalmente porque comecei a caminhar depois da hora do almoço. Fui andando por toda praia pescadores, passando pela araçaipe e chegando na apaga-fogo. Sem muitas variações. Parece tudo a mesma praia.

Fui até a ponta do apaga fogo e então era a hora de pegar a balsa. Mas o dia estava tão lindo, eu estava tão bem… Que deixei a mochila ali num cantinho na sombra e fui dar uns mergulhos na praia.

Depois de curtir bastante, esperei secar um pouco e peguei o caminho indo até a balsa que leva a Porto Seguro

Para ir, andando, de Arraial d’ajuda para porto seguro, a balsa é de graça. 0800. Já no sentido oposto tem que pagar. Automóveis pagam de qualquer jeito.

Já em porto Seguro, fui andando por toda passarela do Alcool / Descobrimento…

…  cheguei nas escadarias que da acesso até o monumento da posse Portuguesa no Brasil. A parte alta de Porto Seguro.

Comecei a subir e sentir o cansaço. Parei para descansar uns segundos e continuei. Era o “Sprint” final. Chegando lá em cima, primeiro se da de cara com uma igreja e umas fitinhas do Sr do bom fim.

Subindo mais um pouco, se chega numas casinhas onde se vende artesanato e finalmente chegamos no marco de descobrimento !!!!!

Ali se encerrava esse maravilhoso trekking. Praticamente 100 km andando pela costa do descobrimento. Sozinho! Foi um sentimento maravilhoso. Mistura de realização, conquista e felicidade. Fiquei um bom tempo por ali, descansando e olhando a vista. Refletindo.

Ali, Mais a frente tem um farol também.

Satisfeito e feliz, era hora de descansar. Eu merecia. Sentimento de realização, de lembranças incríveis, de praias paradisíacas, de lugares únicos e importantes para a história do nosso país … Cara, eu estava feliz! Muito bom você planejar algo e realizar com sucesso.

Peguei o caminho sentido a pousada Vale Verde, que havia reservado com antecedência no centro de porto. Foi baratinho também. A diária estava por volta de 48 reais com café da manhã.

No caminho para a pousada acabei passando em frente ao Santo Hostel que havia ficado no primeiro dia da viagem. Como estava cansado, acabei nem indo lá para dar um oi.

Cheguei na pousada, liguei o ar, tomei um banho e descansei um pouco. Depois, ainda fui pra rua mais uma vez. Mas agora, só para fazer compras de suprimentos para os dias que iria ficar por ali em Porto Seguro. Ainda tinha mais uns 2 dias a mais. Um dia queria ir em Santa Cruz de Cabrália e outro eu queria ir no museu epopeia do descobrimento. Isso era certeza.

Foi engraçado que, assim que comecei a fazer o trekking estava acabando uma sequencia de dias de chuva. Comecei a caminhar e o tempo abriu. Assim que acabou o trekking, o tempo voltou a fechar e a chover novamente. Parece que o(s) Deus(es) estava(m) me ajudando. Foi tudo lindo e maravilhoso.

Eu estava feliz. Cheguei pensar em comprar uma pizza a noite para comemorar… Mas acabei dormindo mesmo. Hahaha.

Feliz.


Índice da aventura

Comentários