Descobrimento – Chegando em Porto Seguro

O primeiro de uma viagem de dez dias chegando na cidade histórica de Porto Seguro e a costa do descobrimento na Bahia.

Se quiser ver o índice desta aventura, clique aqui.
Vamos aos relatos deste dia.

Peguei um uber da Rodoviária Novo Rio para o Aeroporto Galeão. Despachei a mochila cargueira e de lá peguei um avião até Guarulhos. O segundo avião, de Guarulhos para Porto Seguro, ia ser só depois de umas 5 horas. Então, fiquei rodando pelo aeroporto até que tomei um café da manhã com o preço do olho da cara, mas até que estava bom. Como só estava coma roupa do corpo e bolsos todo com zíper e ainda estava dentro do aeroporto, fiquei tranquilo. Acabei sentando na cadeira e dormindo. Rsrs. Acordei na hora do almoço com fome e almocei no aeroporto mesmo. Mais uma vez o olho da cara. Mas ai deu hora do meu segundo avião.

aviao para porto seguro
aeroporto de porto seguro

Estava chegando em Porto Seguro na hora do pôr do sol. Peguei um uber até o Santo Hostel. Falei com a Jalcira e ela me mostrou todo o lugar.

hostel santo hostel em porto seguro

Ela me indicou um lugar bom para eu fazer compras no mercado e um lugar para eu comprar um chinelo havaianas.

Fui andando para o mercadinho que “fica em frente ao estádio” e lá comprei algumas coisas. Principalmente o chinelo. Mas, ainda faltava alguns itens para poder montar meus lanches de trilha. Então fui no mercado Rondelli que é um pouco mais a frente. Lá fiz todas as compras de comida que queria.

estadio de porto seguro
Estádio de lá

Voltei para o Santo Hostel cheio de sacola e comecei a preparar tanto a minha janta como os meus lanches de trilha. Enquanto estava ali preparando as coisas, acabei conhecendo um rapaz que dividiria o quarto comigo, que tinha acabado de brigar com a namorada lá na praia do espelho e resolveu ir sozinho para o hostel. Eeeeita. Espero que esteja tudo bem. Acabei não pegando o contato dele. Ele me convidou para dar uma volta e tomar um cerveja, mas falei “cara, eu até aceitaria, mas deixa eu chegar primeiro porque ainda não cheguei. Tenho que tomar um banho, arrumar as coisas, etc”. Ele riu e saiu para dar uma volta pela cidade.

Preparei os lanches, deixei uma pequena janta no fogo e fui tomar um banho rápido.

De banho tomado, tudo arrumado e barrigão cheio, peguei os chinelos novos e fui pra rua dar uma volta para conhecer a cidade de Porto Seguro.

Fui andando pela principal, Av. dos Navegantes e depois para a passarela do Álcool/Descobrimento até a Balsas.

sorveteria em porto seguro
sorvete de porto seguro

Parei numa sorveteria e provei os sabores “porto seguro” e “doce de leite com nutella”. Estava bom. Deu ~R$ 7. Como estava tudo pela metade do preço, o sorvete saiu por R$ 3,50. Adorei! Hahaha.

Durante a caminhada fui olhando tudo, entrando nas lojas, vendo os artesanatos e já pensando em algum imã de geladeira que iria levar para casa. Não achei nenhum interessante. Nem imã e nem se quer adesivo.

bares na passarela do descobrimento
praça na passarela do descobrimento

estatua de índio na praça de porto seguro

Durante a caminhada, também vi a localização do Hotel Vale Verde que eu tinha reservado para o final da caminhada. Gostei. Parecia ser muito bom. Nos meus planejamentos já tinha pensado que chegaria cansado do trekking,  então merecia um pouco mais de conforto.

Voltei para o Santo Hostel, mesmo sem visitar os pontos turísticos que havia marcado no mapa para conhecer. Afinal, já estava à noite né? Ia deixar para quando eu voltasse para Porto Seguro.

Fiquei na internet um pouco conversando com Laís, paguei o café da manhã (que é a parte por R$ 10) e logo depois chegou o rapaz havia brigado com a namorada na praia do espelho. Ficamos conversando um pouco e então fui dormir. Dia seguinte seria o meu dia de ir e conhecer Cumuruxatiba!