O melhor do Jalapão

Aqui você encontra todas as atrações imperdíveis para conhecer o melhor do Jalapão (e um pouco da Serra Gerais). Um dos lugares mais incríveis da região norte do Brasil. O que fazer, como chegar, onde ficar, o que comer, etc. Tudo!

Sobre a região

O Jalapão, assim como as Serras Gerais, fica no estado do Tocantins, no coração do Brasil. São infinitos horizontes com o cerrado como vegetação predominante.

As estradas

Existe um ditado que diz:

O jalapão é Bruto! Arrocha o Buriti!

E faz todo sentido! As estradas por lá são em péssimas condições: estradas de chão, “areiões”, “costelas de vaca”, “facões” além de muitas pedras e buracos. Um prato cheio para quem curte uma aventura, principalmente para os fãs de off-road e/ou de muito contato com a natureza.

Em primeiro lugar, preciso te deixar ciente que asfalto mesmo você só encontrará no trajeto entre Palmas e Ponte Alta; e de Palmas até Novo Acordo. De resto, tudo estrada de chão e em péssimas condições principalmente para um carro baixo. O trecho entre Ponte Alta e Mateiros é um dos piores. Contudo, estão asfaltando a parte entre Lagoa do Tocantins e São Felix. Quando voltamos de lá, as obras estavam a todo vapor. Em breve será mais um alívio para os veículos.



Ir com agência ou por conta própria?

Uma das primeiras perguntas que me fiz, foi justamente esta. Como já dito anteriormente, as estradas por lá são péssimas! Não recomendaria ir com carro próprio.

Mas se você não liga muito pro estado do seu carro, e for no período das chuvas (explicarei mais a frente), saiba que ele também chega. Bastante judiado (e talvez ajudado), mas também chega. O que recomendamos é que seja um 4×4. Isso porque têm muita estrada com areia fofa, parecendo que está andando em areia de praia. Então é importante que além de ser um carro tracionado tenha um bloqueio no diferencial, justamente para poder sair dos atoleiros que tem por lá. Ps: Há alguns lugares, como as Dunas do Jalapão, que só é possível entrar com um carro com tração nas quarto rodas.

Um outro fator que deve levar em consideração é que tem alguns lugares que só é possível entrar se estiver com um guia. Portanto, uma alternativa interessante é ir logo com uma agência especializada e evitar dores de cabeça.

As agências

Há diversas opções e nós escolhemos a Jalapão Dream. Recomendamos demais!Eles tem um roteiro diferenciado olhando a demanda e fazendo o planejamento de forma que consiga aproveitar todos os atrativos sem muita gente. Além disso, não saem em comboios e realizam o fervedouro do Buriti à noite.

Contudo, existem diversas outras agências por lá também: todas com opções de parcelamento e pagamento a vista com desconto. Além de opções que variam de 4 a 8 dias de expedição.

Ps: Algumas agências tem pousadas exclusivas. Fica a dica.

Porém, para os mais aventureiros…

Para quem deseja fazer de forma mais independente, existe a opção de ir com um carro alugado ou de bicicleta.

Aluguel de carro

Caso queira se aventurar, uma boa opção é alugar um carro em Palmas. Usamos sempre a Rentcars para fazer isso. Lembramos mais uma vez que é interessante que seja um carro alto e/ou que tenha tração nas quatro rodas. Ao alugar, fique atento às condições dos pneus e do estepe.

Postos de gasolina / borracheiro

Um ponto que devo ressaltar é em relação aos postos de gasolina e borracharias: só encontrará nas principais cidades bases, já que no meio do caminho não h´á absolutamente nada além da fauna e flora. Se possível, tenha um galão de gasolina extra. Isso porque, como as cidades são bem isoladas, pode ocorrer de você chegar no posto e não ter combustível! Esteja preparado. Pelo mesmo motivo, os preços também podem estar bem acima da média de mercado.

Bicicleta

Outra opção utilizada também é ir de bicicleta. Dessa forma, você consegue economizar bastante, porém só é interessante para quem tem bastante tempo e disposição: as distâncias entre um atrativo e outro (ou entre as cidades) são bem longas e, creio eu, que irá se desgastar mais do que curtir o lugar. Para evitar que o cansaço fique maior que a curtição, separe alguns dias só para os deslocamentos entre as cidades e outros só para curtir as atrações em si.


Sabendo de tudo isto, vamos ao que você realmente vai encontrar nesse artigo.

Principais perguntas


O que fazer no Jalapão?

Como dito anteriormente, as distâncias entre um atrativo e outro no Jalapão são enormes. Então, prepare-se para ficar bastante tempo dentro do carro. Não existe nenhuma grande trilha por lá: geralmente se chega de carro já na porta dos atrativos e caminha-se muito pouco.

Existem algumas cidades que são os pontos de apoio e, geralmente, os locais de pernoite também. Elas são: Almas, Ponte Alta, Mateiros e São Felix. Vamos ao atrativos que tem em cada uma delas.

Ponte Alta

Cidade que fica em Serra Gerais na verdade. É um dos principais portais de acessos ao Parque Estadual do Jalapão. Boa parte da estrada até Ponta Alta é asfaltada, porém alguns buracos no percurso requerem a atenção do motorista, ou este perderá o pneu/amortecedor. Rsrs.

Sobretudo, como principais atrativos próximos temos a Pedra Furada, a (linda) Lagoa do Japonês e a Cachoeira do Lajeado.

Pedra Furada
Cachoeira do Lajeado
Lagoa do Japonês

Almas ou Pindorama ou Rio da Conceição

Assim como Ponte Alta, estas cidades ficam mais como uma opção para quem está querendo conhecer os atrativos da Serra Gerais. Não só Almas como também a cidade de Rio da Conceição e a de Pindorama do Tocantins oferecem uma pequena estrutura para abastecer os veículos, borracharia, e alguns lugares para descanar. Todas possuem uma estrutura simples mas o suficiente para uma boa noite de sono.

Como principais atrativos próximos podemos citar o (maravilho e inesquecível) Cânion Encantado, Cidade de Pedras, Cachoeira dos Pelados, Cachoeira da Fumaça, e a Lagoa da Serra.

Cânion Encantado
Cidade de Pedras
Cachoeira dos Pelados

Mateiros

Se você vier de Ponte Alta, prepare-se. Este trecho de Ponte Alta até Mateiros é um dos mais complicados. Muita areia fofa, buraco, pedra… Enfim, é complicado mas vale a pena: Mateiros é a cidade “cartão postal” do Jalapão e é a que possui as belezas naturais mais interessantes da região. É nesta cidade que terá os primeiros contatos com os fervedouros e que, com certeza, vão fazer valer toda a experiência de estar ali. É inesquecível.

Como atrações próximas podemos citar o fervedouro Ceiça. Este merece destaque porque além de ser natural, foi o primeiro fervedouro a ser descoberto gerando fama à região. Bem como o Ceiça (bananeiras), também existem os fervedouros: Buriti, Buritizinho, Rio sono, Encontro dos Rios, e o Macaúbas.

Além dos fervedouros, ainda temos a Prainha do Rio Novo, o Morro do Sereno, a maravilhosa Cachoeira do Formiga (uma das mais bonita do país) e as famosas Dunas do Jalapão.

Dunas do Jalapão
Fervedouro Buritizinho
Cachoeira do Formiga
Fervedouro Rio Sono

São Felix

São Felix é uma cidade com um pouco mais de visão: ela é mais preparada para receber turistas. Você consegue perceber pela estrutura das pousadas e dos atrativos. Contudo, sua riqueza em belezas naturais não é tão farta como nas outras cidades. Por outro lado, a boa notícia é que estão pavimentando a estrada que leva ela. Daqui a pouco, será mais uma estrada em boas condições.

Como atrativos de São Feliz do Tocantins podemos citar o fervedouro Por Enquanto, Bela Vista, a Cachoeira das Araras e a Serra da Catedral.

Fervedouro Por Enquanto
Cachoeira das Araras


Como chegar no Jalapão?

Normalmente, a cidade de entrada do Jalapão é a capital Palmas. De lá que saem a maioria dos passeios fazendo o circuito percorrendo toda área.

Avião – A melhor maneira de chegar no Jalapão é pelo aeroporto da capital (Palmas) e de lá fazer os passeios com as agências de turismo existentes.

Ônibus – Para chegar em Palmas, a operadora de ônibus é a Expresso União.

Carro – Como sugerido, a melhor opção é um carro 4×4, alto, com bloqueio de diferencial, uma pá, bons pneus e experiência em off-road, mas nada impede que aventure-se com a opção de alugar um veículo. Para quem vem de Goiás, a cidade de Aurora do Tocantins é uma boa opção de repouso antes de adentrar na Serras Gerais e, posteriormente, o Jalapão.



Qual a melhor época?

O tempo e as estradas

As condições da estrada podem mudar bastante dependendo da época em que se for. Existem duas temporadas bem definidas por lá: a de seca e a de chuvas. Na seca, que é no inverno, os areões se acumulam, levantam muita poeira e é muito fácil ficar atolado. Na temporada de chuvas, que é no verão, os carros compactam esse areões e as estradas ficam mais fáceis e macias. Não se cria grandes poças e nem muita lama já que o calor faz evaporar a água com certa rapidez mesmo sendo época de chuva.

Clima

O Jalapão é quente! Isso independe da época que se vá. Entre os meses de junho e agosto dizem que se parece com um deserto. Ou seja, bem quente durante o dia, porém a noite pode fazer um friozinho. Quando fui (final de Novembro), só senti ele quente o tempo todo, hehe.



Onde ficar?

O Jalapão é um lugar em expansão e ainda com pouca estrutura. Não vá esperando lugares luxuosos, com muito conforto, internet e ar condicionado, apesar de todas as posadas que ficamos pela agência já terem isso. rsrsrs. Na capital Palmas tem diversas opções, já no interior é outra conversa. Mas, como o turismo naquela região está crescendo cada vez mais (e rápido), é bem provável que daqui algum tempo já tenha uma ótima estrutura, sem perder o clima de bruto / selvagem.
Já sabemos que há algumas cidades que servem como ponto de apoio durante a expedição. Vemos algumas opções de estadia disponíveis no Booking, que é a plataforma que mais usamos.

Dicas sobre hospedagem

Se você for com uma agência eles já irão providenciar tudo isso para ti. Mas, caso vá fazer de forma independente, é bom procurar um lugar que tenha ar condicionado (lá é bem quente) e tela / mosquiteiros nos quartos (caso contrário, como é tudo fazenda, podem aparecer um ou outro inseto no seu quarto). Caso vá de camping, só o calor será um problema.

Palmas



Booking.com

Antes de mais nada, a capital do estado do Tocantins é a cidade com a maior estrutura para o turista. Vale a pena reservar um ou dois dias a mais no seu roteiro para conhecê-la. No mapa acima há diversas opções e todas muito bem estruturadas. Gostamos muito da Lago da Palma. Bem no centro e super acessível.

Ponte Alta

Uma das primeiras paradas para quem está fazendo o circuito do Jalapão. Como opções de estadia pelo Booking, temos a Pousada Beira Rio e a Pousada Ambiente Familiar.

Mateiros

A primeira cidade já no território do Jalapão em si. É aqui que você terá os primeiros contatos com os fervedouros. Há algumas opções de camping interessantes como acampar na Cachoeira do Formiga. Como opções temos a Pousada Bela Vista de Mateiros, a Pousada Recanto do Jalapão, Macedo Hospedagem, Pousada Aconchego e a Pousada Cristal Dourado.

São Felix do Tocantins

Assim como as outras cidades, também não há muitas opções na plataforma: Pousada Cachoeiras do Jalapão, Jalapão Ecolodge, Pousada do Paulim, e a Pousada da Del.



O que levar?

Protetor solar, repelente (tem bastante mosquito em alguns lugares [principalmente se você for no verão]), uma sapatilha aquática (para poder andar pela lagoa do japonês e não cortar o pé, assim como as outras cachoeiras também), um chinelo Havaianascâmera fotográfica, uma gopro para registros submersos, máscara de mergulho (para poder curtir bem os fervedouros e cachoeiras), óculos de sol, uma canga de praia e todo seu amor. Contudo, caso tenha interesse de fazer de forma independente, é bom levar um GPS, uma barraca, carregador de celular, um calçado adequado, bastante comida, água e ter um bom planejamento.



O que comer?

Para que a imersão seja ainda mais profunda sugerimos que experimente algumas comidas típicas de lá. A paçoca de carne seca é fácil de encontrar nas feiras em Palmas e o buriti irá acompanhar-te em quase todos os fervedouros, mas existe uma gama de frutas do carrado, também dispostas em formas de sorvete, que podem ser saboreadas (murici, macaúba, mangaba, cagaita…).


Curiosidades e dicas extras

Existe, para os amantes de off- road, um roteiro muito interessante e conhecido que passa por diversas cidades famosas sendo uma delas o Jalapão. A aventura começa em Brasília e termina com a volta descendo até a Chapada Diamantina ( BA). O percurso passa pela Chapada dos Veadeiros (GO) , Jalapão (TO) e a Chapada das Mesas (MA). Se tiver ainda mais tempo disponível, pode-se emendar o trajeto conhecendo os Lençóis Maranhenses e fazendo a Rota das Emoções. É necessário uma boa grana para investir nesse sonho, um carro preparado e lógico,bastante tempo e disposição para ter pé na estrada.

Não há agências bancárias e nem caixas eletrônicos em lugar nenhum. Procure sair de Palmas já com dinheiro em espécie. Porém, para facilitar, muitos restaurantes e vendinhas por lá já tem wi-fi e/ou aceitam cartão.

Sinal de telefone é nenhum durante o período que estive por lá. Só em pontos muitos específicos e bem ruim. A melhor operador por lá é a claro,mas não conte com sinal de telefone. Já sinal de internet você consegue com o wi-fi dos restaurantes / pousadas / vendinhas.

Fuja de agências que andam em comboios.

Jalapão tem esse nome graças a uma batata, a Jalapa-do-Brasil. Já a cidade de Mateiros tem esse nome em homenagem ao veado-mateiro, muito comum ali na região.


Nossa experiência no Jalapão

Fizemos um roteiro de seis dias pelo Jalapão e um pouco das Serras Gerais. Passamos nove dias no Tocantins, conhecendo Palmas, o Jalapão, a Serra Gerais, oito fervedouros, a Lagoa do Japonês, a famosa Cachoeira do Formiga, o Cânion Encantando e mais! Quer saber mais sobre essa aventura?


Galeria de fotos

Jalapão

Pacote de Viagem

Ainda assim, caso queira um pacote de viagem para o Jalapão pela HURB, sem precisar fazer várias pesquisas, basta acessar o botão abaixo. Leia todos os termos antes de finalizar o processo.

Passeios


Quer se ajudar e nos ajudar?

Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você incentiva o nosso projeto ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.

Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURAHORIZONTES
Passagens Aéreas pela Promo, para os mais diversos lugares
Chip Internacional pela EASYSIM4U. Use o cupom PROCURAHORIZONTES
Wise para receber e Transferir dinheiro para o exterior
HostelWorld para reservas de Hostels
GetYourGuide para reservar passeios e ingressos
Apoio comunitário ao(s) projeto(s)

E você? Já conhece Jalapão e arredores? Faltou algo? Comente!

Um abração e bons ventos pra ti!

Comentários