Descobrimento – Caraíva x Praia do Espelho

Dia 3 do trekking, saindo de Caraíva e indo até a Praia do Espelho, em Curuípe. A travessia a pé por toda a costa do descobrimento, na Bahia.

Se quiser ver o índice desta aventura, clique aqui.
Vamos aos relatos deste dia.


Acordei e já fui dar uma volta por Caraíva. Tinha que comprar água potável para fazer o café da manhã, então já aproveitar para andar e conhecer a cidade mais de manhazinha. Afinal, era minhas últimas horas ali em Caraíva. Fui andando e cheguei na igreja.

Andei pelo beco da lua e então fui comprar água. Voltei para o camping, fiz meu café, paguei os R$ 40 do camping para a Laila e fiquei conversando com o rapaz do Rio que havia conhecido no dia anterior, até que chegou a namorada dele (sem a sogra). Bonita e gente boa ela. Novinha, assim como ele.

Entrada de uma das pousadas por lá

Arrumei minhas coisas, me despedi de todo mundo e segui meu caminho. Andei por toda a rua que fica as margens do rio Caraíva e ali acabei vendo as meninas que conheci em Cumruxatiba Carina e a Arúkia. Dali fui andando até o ponto onde poderia atravessar o rio, por R$ 8.

Ao chega do outro lado, até alguns garotos atravessando o rio com água até o pescoço. Deve até dar para atravessar na maré baixa, mas não queria ficar esperando o muito. Já estava saindo tarde. Queria aproveitar o dia lá na praia do espelho.

Comecei a minha caminhada. O caminho pode ser visto aqui.

Powered by Wikiloc

O dia hoje seria bem tranquilo. Atravessei um pequeno riacho que mal molhava a bota, depois umas pedras e cheguei na famosa praia do Satu. Muito bonita ela.

Nesta praia, além de muito bonita, existem 3 lagoas ao longo dela. Em uma delas é possível tomar banho de argila. Só mergulhei nas duas primeiras lagoas. A primeira lagoa eu cheguei a mergulhar pelado, haha. Não tinha ninguém né? Assim que voltei e coloquei as roupas começou a aparecer um casal.

Ai fui caminhando para a segunda lagoa. Ali dei um mergulho rápido, e de roupa porque já tinha gente nela. Haha. A terceira eu passei direto. Depois da terceira lagoa, tem que subir uma falésia. Fiz um pequeno lanche ali e me hidratei antes de subir a falésia.

Um dos cenários até a subida da falésia

Aqui começamos a subir

Enquanto eu comia, apareceu um casal com um cachorro e ficamos conversando um pouco. Indiquei o caminho que era para subir a falésia e eles foram. De barrigão mais cheio, subi a falésia. Lá em cima tem um mirante muito bonito: Mirante da Joacema.

Mirante da Joacema

Enquanto tirava umas fotos ali, apareceu um casal. Ficamos conversando um tempo e falando sobre trilhas. Eles tinham acabado de voltar de Ibitipoca. Muito legal. Eles continuaram a caminhar enquanto eu tirei mais algumas fotos. Satisfeito, voltei ao caminho sentido praia do espelho.

Assim que se começa a descer a falésia, da para ver um lago lá em baixo. Depois volta a subir e tem algumas casas de moradores pelo local. É até vigiado por câmeras. Se volta a descer e chega finalmente na praia do espelho.

Só tinha eu ali. Fiquei tirando algumas fotos.

Atravessei um pequeno riacho que até tem uns quiosques por ali perto. Fui até eles e perguntei sobre o camping do Lota. Era só subir as escadinhas. Subi e cheguei no camping que na verdade é o estacionamento para o pessoal que chega de carro na praia do espelho.

onde montei minha barraca. Ao lado da cozinha.

Assim que cheguei, fui conversar com os moradores né… sobre a possibilidade de eu ficar ali e tal. O Alexandre me atendeu, falou o quanto custava, me mostrou a cozinha e o banheiro. Show de bola. Adorei.

Camping do lota é muito bom. Cozinha esplêndida (tem até micro-ondas e sanduicheira). Rede elétrica, wifi bom, vivo pega muito bem, amplo e com água potável. Único ruim é que é banho frio. Mas o banheiro é top.

Cheguei cedo. Ainda era umas 15h. Dia foi muito tranquilo. Montei a barraca, troquei de roupa e fui pra praia para aproveitar.

Logo tudo isso fica debaixo d’água, quando a maré subir.

Fiquei conversando um bom tempo com duas senhoras de São Paulo e depois voltei para o camping. Tomei meu banho, tratei uma bolha que apareceu no meu pé, fiz minha jantinha e depois fiquei na internet de bobeira.

Descansar porque amanhã seria mais uma longa caminhada de quase 20 Km, indo até a famosa vila de Trancoso.


Índice da aventura

Comentários