Veadeiros – Cachoeira Santa Bárbara

Oitavo dia na Chapada dos Veadeiros e fomos conhecer uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil: a Cachoeira Santa Bárbara. Também conhecemos a cachoeira da Capivara e íamos na Candarú, mas não deu tempo.

Se quiser ver o índice cronológico, clique aqui.

Dia 20/08/2019 – Cachoeira Santa Bárbara e da Capivara

Acordei e era o grande dia de conhecer a cachoeira Santa Bárbara. Umas das que tem a coloração mais azul turquesa do País. Esta cachoeira é obrigatório o uso de um guia, já que é uma das exigências da comunidade quilombola onde a cachoeira se encontra. É até legal porque ajuda na atividade do turismo na região. Em conversas anteriores com o guia Abílio (61) 9651 4267, tínhamos marcado do CAT (centro de informação ao turista) as 8 da manhã. Beleza. Acordei bem cedo, vi o nascer do sol e tomei meu café da manhã. As 8h da manhã tá eu ligando para o Abílio e nada de achá-lo.

O equívoco

Depois de conversa vai e conversa vem, descobri que eu tinha que encontrá-lo no CAT da cidade de Calvalcante, e não no CAT de Alto Paraíso que era onde eu estava. Puts! Não tinha me ligado nisso. Hahaha.

Chamei o povo, botei todo mundo dentro do carro, peguei o gps e a mochila e fomos correndo que nem uns loucos a mais de 130 km/h até o CAT de Cavalcante. As estradas de lá são muito boas. Sem buraco nenhum e muita reta. Contudo, não façam isso crianças, haha.

Powered by Wikiloc

Chegando no CAT de Cavalcante, encontramos o Abílio e ele falou que tinha mais um rapaz também querendo ir, só que estava sozinho. Era o Michel, um carioca também, que estava ali sozinho conhecendo a Chapada dos Veadeiros. Ele estava com um carro alugado pela empresa que ele trabalhava, um Renault Duster.

Concordamos em o Michel ir com a gente. O Abílio veio dentro do carro com a gente, como co-piloto e o Michel veio atrás seguindo a gente. Coitado, como boa parte do caminho até a cachoeira é em estrada de chão, veio comendo muita poeira da gente, rsrs. O bom ter ido com o guia Abílio como copiloto é que ele ia indicando onde tinha uns buracos enormes na estrada e assim a gente ia com mais cuidado em determinados lugares. Chegou a falar que muita gente que, como não conhecia o lugar, acabava acelerando mais e, quando passava por alguns desses buracos, acaba deixando a placa ou o para-choque inteiro ali na estrada, haha. Vá com cuidado ao ir para lá.

Comunidade quilombola Engenho II

Chegamos no CAT da comunidade quilombola e já pagamos a entrada para a cachoeira da Santa Bárbara (R$ 20) e da Capivara (R$ 10). Deixamos nossos carros estacionados e fomos andando até o ponto onde o 4×4 iria nos pegar.

Ali tinha o custo adicional de R$ 5 para ir e mais R$ 5 na volta. Pagamos os cinco reais do transporte e subimos no carro “pau de arara”, com mais algumas pessoas. Nesse meio tempo, conhecemos mais dois cariocas: Jorge e mais um rapaz que esqueci o nome, além de mais dois paulistas: o casal Thiago e Daniele que estavam com uma outra guia.

Cachoeira Santa Bárbara

Chegamos no ponto onde o 4×4 nos deixa e continuamos a pé. Caminho bem bonitinho e tranquilo. Passamos pela cachoeira Santa Barbarinha.

Vista de cima da Santa Barbarinha

Dali se sobe uma pequena escada, em seguida se passa por uma pequena nascente e finalmente chegamos na maravilhosa cachoeira Santa Bárbara. Milhões de fotos agora, haha:

veadeiros cachoeira santa barbara
agua muito clarinha
chapada dos veadeiros cachoeira santa barbara

Peguei a mascara de mergulho do Jorge emprestada e fiquei mais tempo nadando e olhando o fundo da cachoeira. Deu pra ver tipo uns girinos no fundo. Chão branquinho! Depois de muitos banhos, lanche, fotos e vídeos… Em seguida, era hora de partir para a próxima cachoeira: a da Capivara.

Arrumamos nossas coisas, voltamos até onde o 4×4 estava estacionado, então voltamos para o CAT da comunidade quilombola. Ali voltamos para os nossos carros alugados e fomos até o estacionamento da cachoeira da Capivara.

Cachoeira Capivara

Deixamos os carros no estacionamento e fizemos a pequena trilha até a cachoeira. No caminho, se passar pela Capivarinha. No entanto, o guia disse que não pode tomar banho nela. Só na Capivara em si.

Descendo se chega na cachoeira da Capivara.

veadeiros cachoeira capivara
chapada dos veadeiros cachoeira capivara

Ali ficamos um bom tempo curtindo. Perdemos a noção do tempo. Posteriormente, depois de fazer um lanche e curtir muito o lugar, era hora de ir para a próxima cachoeira: a Candarú.

Cachoeira Candarú não foi desta vez

Voltamos para os carros e de lá, mais uma vez até o CAT da comunidade quilombola. Ali ficamos esperando o carro que nos iria levar até a próxima cachoeira. Só que já tinha ficado um pouco tarde e o carro não veio mais. A Candarú ficou para uma proxima… Mas tá bom. Santa Bárbara já tinha ganho o dia.

Já que estava ali, aproveitei e comprei um biscoito feito por eles. Um gosto de ovo purinho, rsrs.

Voltamos pros carros e fomos sentido de volta a Cavalcante. Antes, no meio do caminho, paramos no mirante Nova Aurora.

Mirante Nova Aurora e a volta pra casa

Como o nome diz, ali deve ser bom para ver o nascer do sol. Ali conversando com o Michel percebi que no dia seguinte ele iria na Cachoeira dos Couros. A gente também ia. Resolvemos então ir juntos no dia seguinte. Iriamos no carro dele que é mais alto.

Conhecido o mirante, voltamos para os carros, deixamos o Abílio ali no CAT de Cavalcante e então começamos a rodar para tentar achar uma cervejaria artesanal. Acabou que não achamos e então resolvemos voltar para casa em Alto Paraíso. Paramos num posto de gasolina e tentamos jogar uma água no carro, já que tínhamos pego muita estrada de chão, mas os caras do posto não deixaram não. rsrs. Enfim…Queria ver o por do sol lá no Paralelo 14, mas acabei passando direto por ele e nem percebi. Fiquei chateado mas já era. Já tinha passado. Fiquei encucado com isso e tentaria ir nele no dia seguinte (e foi o que eu fiz).

Chegando de volta ao Camping, tomei banho e fui descansar. Dia muito bom. Agora era descansar para conhecer uma das cachoeiras mais impressionantes da chapadas dos veadeiros: a Catarata dos Couros.