Aqui você encontra todas as atrações imperdíveis para conhecer o melhor de Arraial do Cabo com suas praias, que ficam entre as mais bonitas do mundo. O que fazer, como chegar, onde ficar, o que comer, etc. Tudo!
Sobre a cidade
A cidade de Arraial do Cabo foi fundada em 1503 pelo aventureiro Américo Vespúcio e só ganhou sua emancipação em 1985. A história do Brasil se passa por esta cidade que é tão antiga quanto o seu próprio país. Já no que se refere a sua emancipação, este autor que vos fala é nascido na cidade vizinha, Cabo Frio, mora em Arraial atualmente e é mais velho que a independência da própria cidade, hahaha. Uma cidade pequena, com aproximadamente 30 mil habitantes, onde da para fazer praticamente tudo a pé, ou quase tudo pelo menos. Há um ou outro lugarzinho que é bom ter um meio de transporte. Explicaremos mais abaixo.
Primeiramente, vamos ao que você vai encontrar neste artigo.
Principais perguntas
Estas são as principais perguntas que pretendemos responder para que você possa criar o seu roteiro de viagem da melhor maneira possível. Elas nos ajudam a escolher o que realmente nos agrada e além disso, da maior clareza do nosso planejamento. Como adendo, colocamos no final umas dicas e curiosidades, assim como a nossa experiência por lá também.
O que fazer em Arraia do Cabo?
Arraial do Cabo é conhecido como o Caribe Brasileiro, logo as praias são os maiores atrativos da cidade. Dentre elas temos:
As praias
Prainhas do Pontal do Atalaia
O pontal do Atalaia é um dos lugares mais bonitos da cidade. Para chegar nas prainhas do pontal, é necessário ir de barco ou pegar um táxi. Isso porque a trilha começa pela subida de um morro bem íngreme e lá em cima, ainda tem mais dois quilômetros de estrada de chão para serem percorridos. Ao chegar no estacionamento, se depara com uma escadaria que rende ótimas fotos. Uma dica: chegue cedo, pois como boa parte da praia é rodeada por montanhas, por volta das 16 horas a sombra já dominou toda extensão de areia. Além disso, a escadaria tão conhecida, costuma ficar lotada de pessoas tirando fotos e tentando pegar o melhor ângulo da praia. De preferência, vá na maré baixa, pois assim você consegue chegar na Gruta do Amor que fica no canto esquerdo desta praia.
Praia Brava
Também no Pontal do Atalaia, a Praia Brava tem sua extensão de areia um pouco curta o que faz com que ela só fique acessível na maré baixa. Em outras palavras, você precisa chegar no horário certo para poder curti-la. Para entender um pouco sobre marés e seus horários, clique aqui.
Praia do Forno
Mais uma das belas praias da cidade, a praia do Forno é um dos pontos altos da cidade. Com mirantes clássicos, além de uma ótima praia para se passar o dia, ela gera ótimas fotos. Para chegar até ela, há duas opções: ir de barco, ou fazer uma pequena trilha. Procure ir cedo, assim como as Prainhas do Pontal do Atalaia, ela é rodeada de montanhas e por volta das 16h a sombra da montanha já cobriu toda a faixa de areia. Seria um bom momento para ir para a nossa próxima praia.
Praia Grande
Com um dos pôr do sol mais lindos da região, a praia Grande é a maior praia da cidade, tendo sua faixa de areia chegando até a cidade de Saquarema (aproximadamente 50 km depois). Entre Junho e Agosto é comum ver baleias Jubarte passando no horizonte. Embora a água seja um pouco mais gelada ali, é uma das melhores praias para surfar. Após o pôr do sol maravilhoso, a vida noturna costuma ficar bastante agitada com vários quiosques, sorveterias e comércios.
Prainha
É a primeira que se tem acesso ao chegar na cidade e é a praia com a água mais quentinha. Como seu acesso é muito fácil, além da grande visibilidade e com vários estacionamentos, ela acaba sendo um pouco cheia que as outras, mas nada absurdo. Se quiser um pouco mais de privacidade, há uma pequena trilha que no canto direito da praia, que leva até um cantinho conhecido como Graçainha. É quase uma praia de pedras onde é bem isolado e muito comum ver e nadar com as tartarugas.
Ilha do Farol
Uma pequena ilha com acesso controlado pela marinha e, com certeza, um dos lugares mais bonitos do Brasil. Seu acesso só é possível chegar por passeios de barco (afinal é uma ilha né? Rs) e vale cada segundo, cada centavo. Não irá se arrepender. Uma das águas mais cristalinas da região. Os tons de azul são magníficos. Ao longo da cidade e na Praia dos Anjos você encontrará várias agencias de turismo oferecendo passeios de barco. Nesta ilha há a trilha do farol novo e a do farol velho, que é o ponto mais alto de toda a cidade. Em suas dunas, há um sitio arqueológico com sambaqui.
Praia dos Anjos
É a praia de onde saem todos os passeios de barco da cidade. Movimentada o dia inteiro, ótima para jogar bola e caminhar. Perto dela tem o museu oceanográfico e a marinha do Brasil defendendo a “Amazônia azul”. Em outras palavras, se você quer fazer um passeio de barco, ali é o lugar!
Praia do Pontal
Conforme o nome sugere, ela fica bem na ponta da cidade. É praia em que a sua extensão de areia que leva até a cidade vizinha, Cabo Frio. Lugar muito bonito. Muito utilizado para fazer campings e piqueniques, embora seja um pouco distante do centro da cidade. Também é muito comum ver tartarugas perto do cais dos pescadores que tem por ali. A incidência do vento é bem forte e é justamente por isso que o lugar é perfeito para atividades de voo: windsurf, vela, etc.
Além das praias
Como pôde ver, o passeio de barco é a atividade mais indicada para quem tem pouco tempo e quer conhecer muitas praias. Há várias agências na cidade. Contudo, além de conhecer as praias, você pode fazer as trilhas da cidade. Geralmente, as trilhas são os caminhos que te levam de uma praia a outra utilizando os morros da cidade, muito utilizado pelos pescadores. Para quem gosta de pescar, fica a dica! Nelas há vários pontos para esta atividade. Todavia, caso tenha a intenção de fazer as trilhas, não se esqueça de usar um calçado adequado, como uma bota, e um GPS, além de ter um bom planejamento.
Mergulho
Como a diversidade marinha é muito grande, ela é protegida pelas forças armadas da Marinha do Brasil. Isso significa que o mergulho com cilindro, scuba, é inesquecível. A cidade também é conhecida como a “capital do mergulho”, pois há diversos navios afundados para se conhecer além de admirar a riqueza da fauna e flora local. É um investimento que vale a pena e deixará grandes memórias. É um outro mundo!
Off-road
Para os que curtem uma aventura off-road, há opções de passeio de quadriciclo e de buggy pelas dunas da região. Assim, você terá acesso a lugares incríveis e pouco explorados, como a ponta da Alcaíra, que possui um pôr do sol magnífico e rende ótimas fotos.
Cidades vizinhas
Se sobrar um tempinho no seu roteiro, não deixe de conhecer as cidades de Cabo Frio e Búzios, pois são bem próximas também. Vale a pena dar um pulinho lá.
Como chegar?
Avião – Há a possibilidade de descer no aeroporto da cidade vizinha, Cabo Frio, e de lá pegar um táxi ou um ônibus intermunicipal até Arraial do Cabo. Da mesma forma, paras as pessoas de outros estados, pode descer em no aeroporto da capital, ir para a rodoviária Novo Rio, e de lá pegar um ônibus para Arraial do Cabo.
Ônibus – Pela operadora “Autoviação 1001” há ônibus direto saindo da Capital Rio de Janeiro e indo até Arraial do Cabo. Entretanto, existe outra opção é sair da capital e ir até a cidade vizinha Cabo Frio. De lá pegar um ônibus intermunicipal até Arraial.
Carro – Para quem vem da capital do Rio, existem duas opções. Ir pela Serra, passando pela cidade de Maricá, pela RJ-106. Por ela não há pedágio, porém há mais buracos pelo caminho, uma serra para subir, não há muitos pontos de ultrapassagem e costumar ser um pouco mais demorado. Todavia, existe a segunda opção que é indo pela BR-101 até a Cidade de Rio Bonito e de lá pegando a RJ-124, conhecida como rodovia “via-lagos”. A estrada é um tapete de tão boa e é a mais acessada. Contudo, tem um dos pedágios mais caros do Estado, quiçá do País.
Qual a melhor época?
A época que você for pode alterar completamente a sua experiência. A alta temporada em Arraial do Cabo é de Novembro a Março, assim como o verão. Analogamente, isso significa muito sol e temperatura super agradáveis. Entretanto: muita gente, filas, engarrafamentos e preços um pouco mais altos. Principalmente em Dezembro e no Carnaval. Se quer uma viagem um pouco mais econômica e mais tranquila, evite esses meses. Ou se puder, vá no meio de semana. Mesmo na alta temporada, o meio de semana costuma ser bem mais tranquilo.
A cidade costuma ventar bastante, o que faz com que as temperaturas sempre fiquem estáveis durante quase todo o ano. Nesse sentido, não costuma chover muito, sendo os meses do inverno os mais secos: que é a garantia de dias lindos e ótimas fotos! Já na alta temporada, o verão, provavelmente encontrará muitos lugares de hospedagem cheios, lotados. Reserve com antecedência e se programe. O que nos leva a próxima pergunta:
Onde ficar?
Atualmente, sempre usamos camping ou Airbnb em nossas viagens. Como não há muitas áreas de camping pela cidade, recomendo que fique em hostels ou pousadas. Da mesma forma, tem a opção muito comum (e mais barata muita das vezes) que é alugar a casa de algum morador. Pelo Airbnb você consegue fazer isso com toda segurança, sem o risco de cair em algum golpe. Recomendamos, é claro, a Casa no centro de Arraial do Cabo. Como o nome diz, fica no centro da cidade e é super bem localizada. Igualmente, há diversas casas para alugar pela cidade. Utilizando o Booking ou Airbnb provavelmente conseguirá uma boa opção, até porque a cidade é bem pequena e da pra fazer muita coisa a pé. Caso prefira um Hostel, também tem a opção do site Hostel World.
O que levar?
Protetor solar, um chinelo Havaianas, câmera fotográfica, gopro, máscara de mergulho, óculos de sol, uma canga de praia e todo seu amor. Contudo, se vier no inverno, como diria nossos pais, não esqueça o casaquinho! Cidade venta bastante.
O que comer?
Uma cidade que nasceu de uma colônia de pescadores não poderia ser diferente: peixes, camarões, lulas … Frutos do mar em geral. Pode ter certeza que provará comidas de qualidade e frescas, ainda mais porque a pesca é umas das principais atividades econômicas da cidade.
Curiosidades – dicas extras
Arraial do Cabo venta bastante, afinal é rodeada pelo oceano quase que por completo.
Por enquanto, em relação aos Bancos, existe o Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
Sinal de telefone funciona em praticamente toda a cidade, apenas na praia do Forno e as praias no Pontal do Atalaia que você pode ficar off-line. Como elas são rodeadas pelos morros da cidade, o sinal de telefone pode cair, assim como o de internet.
Há diversos navios afundados na região, não deixe fazer o mergulho e conhecer alguns deles. Por outro lado, se você quer ver um navio afundado sem ter que fazer um mergulho/batismo, na Praia Grande, na maré baixa, é possível ver um.
Galeria de fotos
Nossa experiência em Arraial do Cabo
Como sou morador da cidade, frequentemente faço algumas trilhas nos finais de semana por aqui mesmo. Dessa forma, acabei fazendo uma caminhada passando por todas as trilhas e praias da cidade, que pode ser feita em dois ou três dias. Caso queira conferir nosso relato dessa aventura…
Pacote de viagem
Caso queira um pacote de viagem para Arraial do Cabo pela HURB, só clicar abaixo. Leia todos os termos antes de finalizar o processo.
Passeios
Quer se ajudar e nos ajudar?
Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você incentiva o nosso projeto ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.
Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURAHORIZONTES
Passagens Aéreas pela Promo, para os mais diversos lugares
Chip Internacional pela EASYSIM4U. Use o cupom PROCURAHORIZONTES
Wise para guardar e transferir dinheiro para o exterior
HostelWorld para reservas de Hostels
GetYourGuide para reservar passeios e ingressos
Apoio comunitário ao(s) projeto(s)
E você? Já conhece Arraial do Cabo? Faltou algo? Comente!
Um abração e bons ventos pra ti!