Qual a importância?
O conhecimento sobre o fluxo das marés pode ser fundamental em atividades turísticas próximas ao litoral. Logo, ter esse conhecimento pode fazer toda a diferença no seu passeio, principalmente se a ideia for conhecer piscinas naturais, que é onde ficam algumas das praias mais lindas do País. De qualquer forma, ir a qualquer praia no horário da maré baixa é sempre mais interessante pois a água tende a ficar mais clarinha rendendo ótimas fotos. Nesse sentido, para otimizar nosso tempo, é importante o conhecimento sobre as marés.
O que são as marés?
As marés são as variações periódicas do nível do mar. Em um mesmo dia, o nível do mar atinge o seu nível máximo em determinado horário, chamado de maré alta/cheia; e depois o seu nível mínimo, a maré baixa/seca. Podemos ter até mais de um pico de maré alta e de baixa no mesmo dia!
Como saber o seu horário de picos?
Como o nível alterna frequentemente em um mesmo dia (com um intervalo de seis horas entre uma e outra) e você quer aproveitar ao máximo do seu passeio, é importante que saiba o horário de pico das marés. Para isso existe a Tábua das Marés!
O que são as Tábuas de Marés?
A Marinha do Brasil é o órgão responsável pela divulgação dos dados oficiais sobre as tabuas das marés, que nada mais são que as previsões dos horários do pico das marés, para cada dia do ano. Como este é diferente em cada lugar, a sua disponibilidade é de acordo com o Porto de cada região.
Então para saber o nível da maré da cidade que se pretende visitar, é bom saber qual Porto é o mais próximo. Olhando o Google Maps já da para ter uma noção espacial de qual é o farol mais próximo da sua cidade turística. Para visualizar os dados oficiais, só clicar aqui.
Como ler a tábua de maré?
De início ela assusta, mas é bem tranquilo. Hehe. Abaixo temos um exemplo de uma tábua de maré do Porto de ilhéus, em 2021.
Como podemos ver, temos a respectiva hora e o nível para cada dia do ano. Assim como a fase da lua também. Perceba que o nível da maré é dado por metros. Escolhendo o dia 01 de Agosto de 2021 como exemplo, podemos ver que as 03:39 da manhã temos o pico da maré baixa. Depois ela volta a encher, chegando na maré cheia as 09:56 com 1,5 metros. Depois ela volta a descer e a subir mais uma vez.
O que é uma maré baixa?
Para uma maré ser considerada baixa, é interessante que este valor esteja abaixo de 0,5. Então, para ter uma boa experiência em piscinas naturais, seria interessante que este valor estivesse por volta de 0,3 ou menos. Maré negativa e dia de sol? Ótimo! Vá correndo pra praia!
Opções para as tabuas
Olhar essa tabela é um pouco chato e talvez até técnico demais! Contudo, uma dica que dou é usar o aplicativo de celular chamado Tabua. Ele mostra todas essas informações, além de mostrar a fase da lua, a direção do vento e outras informações a mais. Bem mais fácil e prático. O ideal mesmo seria utilizar um aparelho GPS de verdade, já que ele também te da todas essas mesmas informações, porém de uma forma bem mais precisa e segura.
Qual a importância da Lua no nível das marés?
Como pôde ser visto na tábua, ela também apresenta as fases do nosso satélite natural. Isto porque as marés são fortemente influenciadas pelas fases da lua.
Durante a lua nova (que é quando aparenta não ter nenhuma lua no céu) e durante a lua cheia são os períodos onde há a maior amplitude entre as marés. É quando a maré baixa é realmente baixa, e a alta sobe muito! Acontece por essas fases serem o ponto em que ocorre a maior influencia gravitacional entre o sol e a lua, que acaba puxando as águas dos mares.
Dicas
Este também é o melhor momento para se pescar! Fica a dica! Blog também é cultura, haha. Isso porque como há uma amplitude maior entre os níveis da maré, também há uma movimentação maior no fundo dos oceanos. Logo, isto faz com que os peixes se movimentem mais, facilitando a atividade da pesca.
Para os casais apaixonados a lua cheia é o ideal: durante o dia terá passeios incríveis e a noite, curtir a lua cheia iluminando toda a praia. Mas ai os astros (literalmente, hahaha) têm que conspirar a seu favor.
Essas duas fases da lua são chamadas de maré viva. Já as outras, temos o que é conhecido como “maré morta” ou “quadra dura”, que é quando não há essa amplitude tão grande entre as marés. Fica mais estável.
Concluindo…
Se você vai para alguns detestes lugares paradisíacos com muitas praias, procure ir na maré baixa. Assim você consegue aproveitar o máximo e ainda ter grandes recordações. Caso contrário, poderá alocar seu tempo e dinheiro para ver uma determinada atração, que nas fotos ficam lindas, mas que ao chegar lá você não acha grandes coisas. É o lugar que é mais feio pessoalmente? Não! Você só precisa ir na hora certa. Como descobrir, você já viu aqui. Contudo, nem sempre a melhor época dos astros coincide com a nossa, não é mesmo?
Em breve estaremos fazendo o trekking do Descobrimento: uma caminhada de aproximadamente 100 km pelo litoral da Bahia, saindo de Cumuruxatiba e terminando em Porto Seguro. O preparo físico bem como o conhecimento sobre o nível de maré é imprescindível para esta travessia! Será que vamos conseguir? Hahaha. Fique ligado!
Quer se ajudar e nos ajudar?
Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você nos ajuda ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.
Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURADEHORIZONTES
Passagens Aéreas
Chip Internacional
Receber e Transferir dinheiro para o exterior, pela Wise
Um abração, bons ventos pra ti e que comece a aventura!