Aqui você encontra todas as dicas sobre a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Melhor época, o que fazer, como fazer, onde ficar, onde comer, valores. Tudo!
Sobre a cidade de Bonito e região da Serra de Bodoquena.
Localizada no Centro-oeste brasileiro, no estado do Mato Grosso do Sul, a cidade de Bonito faz parte do cinturão turístico da Serra da Bodoquena. Esta região abrange as cidade de Bonito, Bodoquena, Jardim e Guia Lopes Laguna. Embora as atrações mais bonitas fiquem mais próximas à cidade de Jardim, é Bonito que acaba levando a fama por ser a cidade mais bem estruturada para o turista. Além de diversos animais e plantas que só são encontrados nesta região, ela também possui a maior cachoeira do estado: a Boca da Onça.
Primeiramente, vamos ao que você irá encontrar nesse artigo.
Principais perguntas
Estas são as principais perguntas que pretendemos responder para que você possa criar o seu próprio roteiro de viagem da melhor maneira possível. Elas nos ajudam a escolher o que realmente nos agrada e além disso, da maior clareza ao nosso planejamento. Como adendo, colocamos no final algumas dicas e curiosidades, assim como o relato da nossa experiência por lá também.
O que fazer em Bonito?
As atrações de Bonito e região já foram eleitas como umas das mais bonitas do mundo. Logo, a demanda de visitação por elas é bem grande e seria interessante que reservasse os passeios com uma certa antecedência, já que atrai turistas do mundo todo. Dentre as principais atrações temos as flutuações, graças a suas águas incrivelmente cristalinas! O Rio mais cristalino do Brasil está nessa região. Mas também temos as grutas, cachoeiras, trilhas, balneários, além de frutas e animais que só são encontrados ali.
Flutuação
Como a temperatura dos rios ficam sempre por volta dos 20º, as águas estão sempre numa temperatura agradável. Eles são ricos em calcário e magnésio e é por isso que ficam super cristalinos. Porém, o lado ruim é que os cabelos e pele ficam bem ressecados. Então, a dica pra mulherada é leve bastante creme para usar depois dos passeios.
Ao chegar para fazer uma flutuação, primeiramente tomará uma ducha para tirar qualquer produto químico do corpo, como protetor solar e repelente de mosquitos. Logo após se coloca as roupas de neoprene e recebemos uma mini aula de como se portar durante a flutuação. Por exemplo: não é permitido ficar em pé em boa parte dos rios.
Nestes rios é possível ver um peixinho minúsculo, endêmico, chamado de Mato Grosso (do Sul).
Rio da Prata
Mais próximo à cidade de Jardim, o Rio da Prata é a melhor flutuação que tem na região. Não é a toa que é a mais cara né? Durante a trilha, passamos por várias árvores centenárias, orquídeas, bromélias e alguns animais da região. A flutuação começa no Rio Olho d’água e vai flutuando até o Rio da Prata em si. Com uma diversidade enorme de cenários, profundidades, peixes, e nascentes, isto justifica o preço desse passeio incrível. Recomendo demais! Você consegue perceber claramente quando sai de um rio e entra em outro. Após a flutuação, tem um almoço maravilhoso com os doces de leite fabricados na fazenda.
Rio Sucuri
Assim com o rio da Prata, o Rio Sucuri é uma das atrações imperdíveis da região: é o rio mais cristalino do Brasil e o terceiro do mundo! Não da pra perder né? O formato do rio lembra o de uma sucuri, e por isso este nome. Após tomar uma ducha e ser levado de 4×4 até o início da trilha, os guias nos contam as várias histórias sobre a guerra do Paraguai e os índios Kadiwéu. A flutuação tem uma duração de aproximadamente uma hora e ao final dela, se encontra o Rio Formoso. Dali voltamos para a recepção.
Aquário Natural
Uma das flutuações mais próximas à cidade de Bonito, o Aquário Natural tem uma duração de aproximadamente duas horas. Começa no Rio Bahia Bonita e termina no encontro dos Rios Formoso e Formosinho. Ao final do passeio, existe uma parada para usufruir de uma tirolesa. O terreno é cheio de pedrinhas e uma vegetação que parece que está nadando em aquário de verdade.
Lagoa Misteriosa
Mais próximo à cidade de Jardim, com um dos azuis mais incríveis da região, a Lagoa Misteriosa merece sua atenção. Contudo, devido a proliferação de algas, ela não está disponível de Outubro a Abril. Fique ligado! Para os amantes de um bom mergulho com cilindro, SCUBA, é possível fazer em forma de batismo (sem experiência) ou com certificação indo a profundidades bem maiores. Ela ganha esse nome porque a sua profundidade ainda é uma incógnita (que misteriosa!!!!). Devido a sua proximidade com o Rio da Prata, muita gente faz os dois passeios no mesmo dia.
Nascente Azul
Junto a um balneário, esta flutuação é feita na nascente do Rio Bonito. Depois de uma pequena ducha, se faz duas trilhas: uma curtinha e outra pela floresta do Buriti, com vários frutos que levam o mesmo nome. Uma fruta Endêmica. Já na nascente, é possível fazer apneia e depois curtir o balneário do local descansando até ficar cansado de descansar, hehe.
Qual a melhor flutuação?
Questão de ser melhor ou pior isso é muito pessoal, mas dada a grande diversidade de cenários, de peixes, de rios, de nascentes, plantas, etc, eu diria que a flutuação do Rio da Prata é a melhor flutuação que tem por ali. Na sequência colocaria o Rio Sucuri, Aquário Natural, Nascente Azul e por fim a lagoa Misteriosa. Se tivesse que fazer apenas 1 flutuação, escolheria o Rio da Prata sem dúvida.
Grutas
Para quem ama cavernas, grutas e espeleologia de uma forma geral, também vai amar esses lugares. Por enquanto, temos a Gruta Azul, a gruta São Matheus, São Miguel e o majestoso Abismo Anhumas.
Gruta Azul
Um dos cartões postais da cidade de Bonito, a Gruta Azul é uma das atrações que precisamos conhecer. Uma dica é ir a Bonito entre o meio de dezembro e o final de janeiro, pois é o período em que o sol incide melhor sobre a gruta deixando-a ainda mais azul e bonita. Ao chegar no início da caminhada, tem uma escadaria de uns 300 degraus para descer. Lá embaixo, é apenas para contemplação de uma das maiores cavidades inundadas do mundo! A volta é pelo mesmo caminho, logo, tem que subir os degraus tudo de volta, haha. Infelizmente, por questões políticas, ela estava fechada quando íamos visitá-la.
Gruta São Matheus e São Miguel
A gruta São Mateus fica bem próxima do centro de Bonito (4 km). Além da gruta, há uma recepção com um mini museu contendo vários utensílios da região e animais empalhados. O início do passeios começa ao atravessar uma ponte suspensa que te leva até a entrada da caverna. Percorre-se toda a gruta, saindo do lado oposto dela.
A gruta São Miguel fica um pouco mais distante do centro (18 km), é suspensa em 5 metros de altura tem dois mirantes com a vista para o cerrado brasileiro.
Abismo Anhumas
Um dos passeios mais caros da região, mas quem faz, não esquece jamais. Dizem que o Abismo Anhumas é um lugar único no mundo! Que não vai encontrar nada parecido em nenhum outro lugar do planeta. Será? Consiste num rapel de aproximadamente 72 metros por dentro de uma caverna e lá embaixo um lago de águas cristalinas, cheio de estalactites e estalagmites. Neste Lago ainda é possível fazer mergulho com Cilindro. Um novo mundo lá embaixo.
Balneários e passeios
Com águas um pouco mais geladas em comparação às flutuações, a região apresenta diversas Cachoeiras e passeios.
Passeios
Dentre as cachoeiras, vale o destaque do passeio Boca da Onça. Não é barato mas é um dos melhores da região. Fica situado próximo à cidade de Bodoquena, onde se faz uma trilha passando por diversas cachoeiras maravilhosas até que se chega na maior cachoeira do estado que é exatamente a que da nome ao passeio. Um atrativo que vale muito a pena.
Para os amantes de cachoeiras, ainda tem o Parque das Cachoeiras. São sete delas, repletas de histórias e com decks muito bonitos. “Instagramáveis”. Para quem ama tirar fotos, um prato cheio! Destaque fica para a cachoeira do amor e do sinhozinho.
Bem próximo à cidade de Jardim, também tem o Buraco das Araras. Uma cratera enorme onde há diversos ninhos de araras, e no fundo dela, jacarés. Como é próximo da flutuação Rio da Prata, muita gente acaba emendando os dois passeios no mesmo dia.
Além destes, também há passeios de quadriciclo, cavalgadas ou apenas de bike, o cicloturismo.
Balneários
Muito dos passeios terminam ou começam em Balneários. São atrações mais para descansar e/ou curtir em família. Sem muita aventura, digamos assim. No máximo uma tirolesa. Alguns Balneários famosos da região são o Ecopark Porto da Ilha, Ceita Coré, Balneário do Sol, Estância Mimosa e o Balneário Municipal.
Agências
Como dito anteriormente, procure reservar os passeios com antecedência. Se deixar para reservar na última hora, pode acontecer de você não conseguir vaga para o determinado passeio que gostaria. Principalmente se pretende visitar a cidade na alta temporada.
Eles são bem rigorosos em relação ao horário. Não se atrase ou já era! Calcule bem o tempo de deslocamento de seu hotel até o atrativo. O google maps pode te dar uma noção do tempo médio, assim como as próprias agências também te aconselharão.
Quando estávamos pesquisando, gostamos muito das agências Bonitour e a H2O. Acabamos fechando com a H2O pela atenção, clareza e agilidade no atendimento. Sem falar que foi a que conseguiu parcelar em mais vezes. Fica a dica! Os preços dos passeios em Bonito são tabelados, ou seja, é o mesmo preço em qualquer agência. Vá por aquela que melhor te atender.
Como chegar?
Avião – Tem duas opções para quem pretende chegar em Bonito. Uma seria indo até a capital e de lá alugar um carro ou um meio de transporte que te leve até a cidade de Bonito. É bastante comum fazer isso já que os preços ajudam. Contudo, a segunda opção, consiste em pegar um avião que já te deixe no aeroporto da cidade de Bonito. Geralmente é vendido pela empresa Azul. Nem sempre os preços e horários ajudam.
Carro – É a melhor opção para quem pretende ir pra lá. Além da maior liberdade, se você compartilhar o aluguel do carro com seus companheiros de viagem, geralmente sai muito mais em conta. Os atrativos são longes do centro, então é bom ter um carro.
Ônibus – Embora não seja uma das melhores opções para se chegar na cidade, o trajeto é feito pela empresa “Cruzeiros do Sul”. Da capital Campo Grande até a cidade de Bonito, pode levar aproximadamente 4 horas e meia e com preços por volta dos R$ 70. Lá na cidade terá que arranjar um transfer (que não são muito baratos) para poder ir até as atrações.
Transfers – Uma empresa famosa por lá que faz transfer para vários atrativos é a Vanzella. Mas, sempre consulte o lugar onde irá se hospedar, porque eles podem indicar serviços que talvez seja mais em conta. Só é uma boa opção para quem vai sozinho.
Qual a melhor época?
Assim como boa parte do Brasil, podemos definir bem duas épocas: a cheia e a de seca.
O período de cheia coincide com o verão e as chuvas, indo de dezembro a março. Período em que as cachoeiras estão mais volumosas, porém os rios menos cristalinos justamente pelo grande volume de água. Período mais quente, com muitos mosquitos, maior probabilidade de chuvas e poucos peixes (devido a piracema); porém com gramas mais verdes e quando o tempo está aberto, fica absurdamente lindo. Se a chuva for muito forte, há o risco de cancelamento de alguns passeios.
Já o período de seca coincide com o inverno, que vai de maio a setembro. Dias lindos e quentes durante o dia, porém friozinho durante a noite. Rios mais cristalinos, mais peixes, menos insetos, porém com cachoeiras mais fracas (ou até mesmo secas) e risco de queimadas em pontos isolados.
Os meses de abri e maio, assim como setembro e outubro, são meses de transição dessas épocas e podem ser uma boa opção já que não faz muito frio e nem muito calor.
Alta temporada é o período que pega do Natal até o Carnaval, além dos feriadões nacionais. É bom evitar essas datas caso queira fazer uma viagem mais em conta. Pode pegar até fila para comer em certos restaurantes.
Onde ficar?
No centro de Bonito, gostamos muito da Pousada Sucuri. A pousada é ótima e conseguimos um preço super acessível. Para ter um uma noção pagamos o valor aproximado de uma diária de camping. Ótimo banheiro, ar condicionado, boa recepção, café da manhã… Foi bem baratinho e super recomendo.
Também são muito bem recomendas as Pousadas São Jorge, Pousada Cambará e o Hotel Pousada Calliandra. Todas ficam no centro. No mapa abaixo há diversas opções e os seus respectivos preços.
Caso prefira um Hostel, também tem a opção do site Hostel World.
Vale lembrar que alguns hotéis contam com agência própria, o que pode facilitar o processo em conseguir deslocamento/transfer para os passeios.
O que levar?
Protetor solar; câmera fotográfica, preferencialmente uma que possa registrar debaixo d’água como uma gopro; canga de praia; uma barraca, caso fiquem em camping; um GPS ou um celular com mapa que possa navegar off-line. Em planejamentos tem algumas dicas. Levar um calçado como chinelos ou uma sapatilha aquática que pode ser bem útil também.
O que comer?
Depois de um longo dia de passeios e aventuras pela cidade de Bonito e arredores, nada como experimentar uma culinária um tanto quanto exótica. Sendo um dos fortes atrativos da região, a culinária sul-mato-grossense recebeu influências de diversos povos, dentre eles, Argentina, Paraguai, Bolívia e dos próprios índios que foram os primeiros habitantes da região.
O cozido argentino foi adaptado e recebeu milho verde e banana da terra. Nosso arroz carreteiro virou arroz boliviano com a mistura de cebola, queijo ralado e, novamente, a banana-da-terra. Do Paraguai veio o hábito de beber tereré, parecido com o chimarrão gaúcho, mas gelado.
Também do Paraguai veio a chipa, uma parente distante do pão de queijo de Minas Gerais, que ao invés de polvilho azedo leva polvilho doce na mistura; e a sopa paraguaia que foge totalmente do conceito de sopa. Ela é um bolo salgado feita à base de milho, cebola, manteiga e queijo.
Há também uma variedade de peixes encontrados na região que podem ser experimentados (pacu assado, pintado na brasa, piraputanga e o delicioso caldo de piranha)
Para os que gostam de apurar o paladar, recomenda-se a carne de jacaré que pode ser experimentada como aperitivo ou bem disfarçada dentro de um pastel.
Diversas frutas podem ser provadas em sucos ou em doces. Damos destaque a bocaiúva, guavira e bacuri.
E, não podemos finalizar essa lista sem uma saideira e ela fica por conta da cachaça local Taboa, que pode ser degustada no restaurante de mesmo nome.
Curiosidades e dicas extras
Em relação aos bancos, tem o banco do Brasil, Bradesco, Caixa e os Correios.
Fuso horário é uma hora a menos em relação ao fuse de Brasília.
Internet pega tranquilamente no centro de Bonito. Já nas regiões rurais, que é onde fica a maioria dos passeios, praticamente não pega.
Caso vá juntar os passeios de Bonito com uma visita ao Pantanal, Agosto e Setembro são ótimos meses para tal, já que é quando os animais procuram por água e ficam mais expostos.
Se estiver em Bonito no mês de Julho, irá presenciar o Festival de Inverno em Bonito.
Nossa experiência em Bonito
Passamos 8 dias viajando pelo Mato Grosso do Sul e ficando 4 dias na cidade de Bonito. Se quiser ver a nossa experiência por lá, com todas as dicas, fotos, opiniões pessoais, valores ($$$), logística… tudo!
Galeria de Imagens
Pacote de Viagem para a cidade de Bonito
Caso queira um pacote de viagem para a cidade de Bonito pela HURB. Leia todos os termos antes de finalizar o processo.
Passeios
Quer se ajudar e nos ajudar?
Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você incentiva o nosso projeto ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.
Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURAHORIZONTES
Passagens Aéreas pela Promo, para os mais diversos lugares
Chip Internacional pela EASYSIM4U. Use o cupom PROCURAHORIZONTES
Wise para guardar e transferir dinheiro para o exterior
HostelWorld para reservas de Hostels
GetYourGuide para reservar passeios e ingressos
Apoio comunitário ao(s) projeto(s)
Espero que este artigo possa ter te ajudado a conhecer e escolher o que é mais interessante a ti.
E você? Já conhece a cidade de Bonito e o cinturão turístico da Serra da Bodoquena? Pretende? Faltou algo? Comente!
Um abração e bons ventos pra ti.