Travessia em Arraial do Cabo

Uma travessia/caminhada de aproximadamente 30 km, passando por todas as praias e pontos turísticos da cidade de Arraial do Cabo.

Introdução

Antes de mais nada, não se sei posso considerar como uma travessia/trekking propriamente dito, mas deixo aqui um relato de uma caminhada de aproximadamente 30 quilômetros que fiz com um amigo de Araruama, no ano de 2017, passando por todas praias e pontos turísticos de Arraial do Cabo.

De lá para cá, em 2021, não mudou absolutamente nada em relação ao caminho que pode ser feito, sendo esta trilha válida até hoje.

De onde veio essa ideia?

A ideia surgiu enquanto eu fazia uma corrida para me exercitar, que ia do centro da cidade até o pórtico da cidade. Eu estava gravando o caminho para poder ter métricas do meu rendimento e ir monitorando com o tempo. Ao chegar no pórtico, olhei o caminho desenhado no mapa pelo aplicativo e então resolvi fazer um novo caminho passando por todos os pontos interessantes da cidade de Arraial. Fazer uma espécie de travessia. A travessia de Arraial do Cabo, hehe.

O que levar?

Lembrando que se quer fazer uma trilha, seja ela curta ou longa, é sempre bom estar preparado. Usar um calçado apropriado, ter suprimentos na mochila, como lanches e uma garrafa d’água (de 1,5 litros), além do bom humor. 🙂

Ah, não esqueça o protetor solar, um chapéu e uma canga de praia. Se em vez de uma camisa, usar uma segunda pele com proteção UV ajuda muito. Um GPS também ajuda também, ou pelo menos um celular para gravar e não perder o caminho.

Cronologia

Acabou que fiz em três dias, mas da para fazer em dois dias ou apenas um. Depende de você e do seu ritmo. Recomendo fazer em 3 que assim você consegue aproveitar bem cada lugar.

Powered by Wikiloc

Dias de Trilha:

  1. Praia do Pontal x Prainha
  2. Prainha x Praia do Forno x Praia dos Anjos
  3. Praia dos Anjos x Praias do Pontal do Atalaia x Praia Grande

De um dia para outro a hospedagem é sempre na “Casa no Centro de Arraial“.


Dia 1 – Trilha do Praia do Pontal até a Prainha

portico de arraial do cabo
portico de arraial do cabo

Ao chegar no pórtico da cidade, tirei aquela fotinha clássica e comecei a gravar o caminho. Sabia que não ia conseguir dar a volta toda na cidade já que era quase umas 16h, mas o projeto tinha que ter o passo inicial. E assim foi.

Que comecem os jogos, ops, a caminhada

Fui andando até a entrada da antiga Alcalis e ali virei a esquerda. Pegando um estradinha de chão, passando pelo camping e chegando finalmente na praia do Pontal.

praia do pontal
praia do pontal

Dali, no cais, peguei a pequena trilha a direita e comecei a subir. Tirei uma foto da praia dali de cima e andei até que cheguei numa bifurcação. Resolvi ir pela esquerda margeando o oceano, para ver até onde iria me levar. Cheguei numa pequena Caverna.

Conhecido o lugar que só tinha visto por fotos, voltei até o ponto da bifurcação e vi que tinha um acesso para ir até as antenas da cidade. Eu, lógico, fui dar um pulinho lá.

Pena que não tinha nenhum visual legal dali, já que é um lugar bem alto, mas com muitas árvores ao redor tapando a visão.

Chegando na Prainha

Desci as antenas e continuei o caminho até a próxima praia. Antes, Dei uma paradinha para ver uma antiga salina da Alcalis e de lá fui direto para a Prainha.

prainha
prainha

Depois de ficar umas horas ali na prainha, percebi que já estava escurecendo e era a minha hora de voltar para casa, e descansar da corrida/caminhada.

Chegando em casa falei dessa ideia com um amigo meu que é de Araruama. Primeiramente ele falou que já tinha feito esse caminho que fiz hoje, mas que queria ir comigo na próxima vez que fosse fazer o resto da “travessia” em Arraial do Cabo. Marcamos um dia específico e assim fomos.


Dia 2 – Trilha da Prainha até a Praia do Forno

Como dito acima, tanto ele, quanto eu já tínhamos feito a trilha do dia 1, que sai lá da praia do Pontal e vai até a Prainha. Então, resolvemos começar dali da Prainha mesmo, até porque teríamos menos tempo para caminhar e pouca luz do sol disponível.

A nossa ideia era fazer todas praias a partir dali da Prainha. Porém, no dia combinado, acabou que o meu amigo chegou um pouco tarde, afinal, ele veio de Araruama para fazer essa trilha. É bem longe. Começamos a caminhar por volta das 11 da manhã. Isso já é um pouco tarde para começar a fazer uma trilha já que a luz solar ajuda muito neste tipo de atividade.

Começando pela Prainha

Enfim, com a mochilinha nas costas, começamos a nossa caminhada e fomos até um ponto mais isolado da praia, conhecido como Gracainha.

Uma praia praticamente de pedras. Tem um banquinho ali para descansar e passar o tempo também. Seguimos nossa caminhada até que chegamos numa formação rochosa bem interessante. vários buracos nela e aparentemente com ninhos de pássaros.

Seguimos adiante até que chegamos numa bifurcação. Ali, tínhamos duas opções: poderíamos continuar a caminhada ou fazer um ataque até a ponta da Prainha. Por fim, resolvemos então ir até a ponta da Prainha para ele conhecer. Um lugar maneiro. Da até para fazer um camping selvagem ali.

Conhecido e tirado as fotos, voltamos até a bifurcação e continuamos o caminho sentido praia do Forno.

Chegando na Praia do Forno

Depois de alguns minutos da caminhada, passando pelo Saco do Cherme, chegamos em outra bifurcação: esquerda iríamos subir até o mirante do papagaio/da cabocla; ou pela esquerda e descer até a praia do forno direto. Por último, resolvemos fazer esse bate volta rapidinho no mirante e de lá voltar descendo até a praia.

mirante do forno
mirante do forno

Conhecido o mirante, voltamos até a bifurcação e começamos a descer tudo até a Praia do Forno. Fomos abrindo o caminho, já que muitos galhos tinham caído na trilha. Chegando na praia, tomamos um banho de mar e descansamos um pouco.

praia do forno
praia do forno
Enfim, a Praia dos Anjos

Depois de contornar a Praia do Forno toda, fizemos a trilha de volta ao centro da cidade, onde se passa por alguns mirantes para a Praia dos Anjos.

praia dos anjos
praia dos anjos

Chegando na Praia dos Anjos, seria um bom momento para ir para casa e terminar esse dia. É o que eu aconselharia. Entretanto, nós continuamos a caminhar.


Dia 3 – Trilha da Praia dos Anjos até Praia Grande

Antes de mais nada, havia dito que esta parte da caminhada é bom deixar um dia só pra ela. Assim você consegue aproveitar bem cada praia, quanto mais esta que é a que passa pelos lugares mais bonitos da Travessia de Arraial do Cabo.

A caminho do Pontal do Atalaia

Depois de descer a Praia do Forno, existe um marco da chegada do Navegador Américo Vespúcio, assim como uma igrejinha datada de 1503. Vale a pena a visita. Dali, fomos caminhando toda a Praia dos Anjos, passamos pela Marinha do Brasil, e viramos a esquerda, conforme pode ser visto no mapa.

Depois de andar pelas pedras, se chega na estrada de paralelepípedo. Ali começa a subida para o Pontal do Atalaia. Uma longa caminhada, até que se chega na estrada de chão. De lá, já começamos a ver a ilha do farol no horizonte.

ilha do farol
ilha do farol

Depois de uma boa caminhada nas estrada de chão, passamos por um antiga trilha para descer até a Prainhas do Pontal do Atalaia.

No canto esquerdo da Praia do Pontal, existe a Gruta do Amor. Procure ir na maré baixa. Nesse sentido, você consegue chegar até a gruta e ainda ter uma coloração da água ainda mais bonita. No canto direito da mesma praia, tem uma caverna, mas ela é mais usada por pescadores para guardarem algumas ferramentas.

Subimos as famosas escadas do pontal e caminhamos até a Pedra do Macaco que tem uma bela vista para a Ilha do Farol

A praia da maré baixa, a Praia Brava

De lá, o sol já começava a cair e apertamos o passo, passando pela Furna das mulheres. Tiramos umas fotos e fizemos a longa caminhada até chegar na Praia Brava. Mais uma vez, é bom que vá na maré baixa, senão a Praia Brava fica dominada pela água.

Nesta parte de acesso a Praia Brava, tem uma vista privilegiada do oceâneo. Nesse sentido, se passar por ali entre Junho a Agosto, com certeza verá baleias Jubarte passeando pelo local.

Saindo da Praia, caminhamos mais um bom pedaço até que chegamos nos mirantes do Pontal do Atalaia. Lugar magnífico para ver o por do sol.

Grande praia, Praia Grande

Descendo o pontal do atalaia, pega-se uma trilha a esquerda, conforme pode ser visto no mapa, e encontramos o mirante de Vigia já na Praia Grande.

praia grande
praia grande

Dali descemos até chegar no busto em homenagem a atriz Flávia Alessandra, que é nascida em Arraial do Cabo se não me engano. Além disso, a Praia grande também é um ótimo ponto da para ver o por do sol.

Para finalizar, andamos toda orla da Praia Grande e subimos o morro até o mirante da Boa Vista.

mirante da boa vista
mirante da boa vista

Aqui encerramos a nossa caminhada. Me despedi do meu amigo que veio de Araruama e cada um foi para sua casa descansar.

E você? Conhece todas essas praias? Já fez essa caminhada? Comente!

Quer se ajudar e nos ajudar?

Utilize nossos links ao contratar os serviços abaixo. Assim você nos ajuda ao mesmo tempo que curte a sua aventura, sem que isso altere em nada o valor contratado por ti.

Rentcars Aluguel de carro com desconto
Seguro Viagem com descontos, use o cupom PROCURADEHORIZONTES
Passagens Aéreas
Chip Internacional
Receber e Transferir dinheiro para o exterior, pela Wise

Um abração, bons ventos pra ti e que comece a aventura!

Comentários